PURAVIVE ֍

PURAVIVE ֍
Limited Time Special Pricing - Act Now! Secure Your Reserved PURAVIVE While Stock Last Click on the button below!

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Mílton Nascimento é uma Galáxia Infinita


Milton e Mercedes Sosa/ Foto: Cafi













Por Antonio Siqueira



Foram várias as pataquadas e demonstrações de preconceitos diversos que partiram dos estadunidenses da produção e organização do Grammy Awards no tratamento dado ao Gigante nosso, Milton Nascimento. Cantor, compositor e lenda vivíssima cujo legado não para de crescer mesmo nos seus 61 anos de carreira que, em uma nação reconhecidamente segregacionista como os EUA e cada vez mais Atada, Presa, Unida, Ligada, Fixada, Ajuntada e vinculada ao protofascismo mais rasteiro, não surpreende. 

Porém, o que me enojou profundamente (creio que também a milhares mundo a fora) e traz uma certa ansia de náusea é o crime da recusa de proporcionar acessibilidade a um senhor idoso de 82 anos, com certa dificuldade de locomoção. Muito pior que não "ter um lugar à mesa para foto com as estrelas", por que Milton Nascimento, o nosso Bituca, não é uma estrela, Milton é uma GALÁXIA infinita!

Dizem que em Los Angeles e em toda a California existe uma preocupação excessiva com acessibilidade, mas parece que não se aplica a todos, não é verdade? Los Angeles, San Diego, San Francisco, Santa Bárbara, Anaheim, Santa Mônica, Monterey, Las Vegas, Palm Springs, Oakland, Huntington Beach, Malibu e Beverly Hills contam com leis estaduais que aqui chamaríamos "Para Inglês Ver", entretanto a ascessibilidade e o humanismo são seletivos ao que tudo indica. Grande parte dos estabelecimentos das cidades californianas contam com acessibilidade para todos em diversos sentidos e necessidades especiais e a realidade é que os 'estadusunido' do Trump não possui proteção específica para deficientes, eles protegem quem eles querem.

O Ministério da Cultura (MinC) publicou ontem, terça-feira (4) uma nota manifestando “repúdio” à decisão do cerimonial da premiação do Grammy 2025 de posicionar o cantor e compositor Milton Nascimento “em um local incompatível com sua trajetória, prestígio internacional e necessidades físicas.” Para o ministério, a atitude “demonstra falta de sensibilidade e respeito a um dos maiores nomes da música brasileira". Correto. 

De todos os concorrentes a todos os prêmios, sem exceções, ninguém, absolutamente ninguém tem uma obra tão grandiosa quanto a de MILTON NASCIMENTO! Nem se quisessem.


Milton e Esperanza














Antes do Minc, Milton já havia se pronunciado a respeito do episódio em suas contas nas redes sociais. Ele esclareceu que não foi “barrado”, mas que optou por se ausentar do evento quando constatou, um dia antes, que o Grammy havia indicado “um lugar na arquibancada” e não “nas mesas - entre os artistas principais ali presentes” e ao lado da cantora e baixista Esperanza Spalding, com quem divide o disco “Milton + esperanza”, lançado em agosto do ano passado e indicado à premiação. Bituca ainda agradeceu o apoio, carinho e preocupação das pessoas que manifestaram indignação com a decisão da cerimônia do Grammy, ocorrida no domingo (2), em Los Angeles (EUA).

Esperanza Spalding publicou imagem sua sentada nas mesas principais da premiação com cartaz com foto de Milton afirmando que ele “deveria estar sentado ali” e que a não destinação do lugar “não pareceu certa.”

O disco de Esperanza e Milton concorria a melhor álbum de jazz vocal. O prêmio, no entanto, foi concedido a cantora e compositora estadunidense Samara Joy McLendon, pelo disco “A joyful holiday”. 


O disco "Milton + Esperanza" foi gravado no estilo Tiny Desk, ao vivo, muito bem produzido e com uma carga instrumental impressionante. 

Mílton Nascimento tem 82 anos de idade, lançou 34 álbuns e recebeu diversas premiações nacionais e estrangeiras, incluindo cinco prêmios Grammy.

0 comentários:

Postar um comentário

Diga-me algo