segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Ives Macena: O Reconhecimento de uma Obra Grandiosa


Ives: Reconhecimento e Legado










Ives Macena é referência em minha vida e na de muitos artistas e gestores culturais em todo Rio de Janeiro, sobretudo, na Zona Oeste da capital muitos destes personagens não estão mais entre nós.

Confesso que lágrimas verteram, que meus batimentos alteraram-se um pouco e que minha boca secou; normal quando um ser importante em nossa vida e em nossa trajetória, sem pedir nada em troca, apenas se doando, recebe uma titulação dessa envergadura. Uma moção equivalente à grandeza de sua obra.

Ives Santos Macena, meu amigo, és um farol que ilumina nossos caminhos nestas 3 décadas de dedicação, amor e Referência em minha vida e na de muitos aqui. Confesso que lágrimas verteram, que meus batimentos alteraram-se um pouco e que minha boca secou; normal quando um ser importante em nossa vida e em nossa trajetória, sem pedir nada em troca, apenas se doando, recebe uma titulação dessa envergadura. Uma moção equivalente à grandeza de sua obra. Este texto não é uma matéria profissional ou formal, é uma homenagem pessoal que se estende à absoluta unanimidade de aprovação e positividade que te envolve.


Outorga Dr Honoris Causa Ives Macena 

O teu legado está aí: um divisor de águas na cultura carioca e brasileira, sim. Espaços semelhantes às lonas culturais e às arenas–que tu desenvolvestes e criastes no coração pulsante de Campo Grande na Zona Oeste carioca – espalharam-se pelas regiões do país, com o objetivo único de levar as 7 artes a todos, de levar cultura, formação, conhecimento e uma educação libertadora a quem não tem condições de pagar, pois arte é caro e privilégio de poucos abastados.

Seu legado também está, principalmente, no corpo, na mente e n'alma de seus filhos e netos. Teu trabalho está longe de acabar e esta titulação que parte do academicismo federal é mais que merecida; é o desfecho natural de uma biografia do tamanho do universo.   


0 comentários:

Postar um comentário

Diga-me algo