quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A Genialidade sai de cena: Paco de Lucía R.I.P 1947 ✰ - 2014 ✞

Por Antonio Siqueira
Quase todas as grandes famílias musicais têm heróis assim. Alguém que sem perder o contato com a raiz fundadora de determinada tipologia musical é capaz de expandir o seu leque de influências, acabando por universalizar essa linguagem.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Um Conto de Lidi Satier

@arte_Arte_Vital_Blog
 
     "Certa feita, havia uma menininha e um outono. Com todo o amor e toda a expectativa, ela preparava sua taperinha e seu coração para a visita que não tardaria. Mesmo sem ter forças e com toda a gente a achar-lhe graça, cortou a lenha com seus braços tão fraquinhos e levou-a para seu lar com o triunfo estampado no rosto. Tinha de aquecer a casa, assar o pão feito com o trigo de seu quintal e fritar seus únicos dois peixinhos. Não, a visita não tardaria.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Gullar para os íntimos

        Ferreira Gullar, pseudônimo do maranhense José Ribamar Ferreira, jornalista, crítico de arte, teatrólogo, biógrafo, tradutor, memorialista, ensaísta e poeta é um dos fundadores do neoconcretismo, entra para a história da literatura como um dos maiores expoentes e influenciadores de toda uma geração de artistas dos mais diversos segmentos das artes brasileiras.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

É preciso coragem para encarar o destino de outras viagens musicais

   
 Por Antonio Siqueira
Nonato Buzar:@arte_antoniosiqueira Ele compôs músicas para trilhas sonoras de novelas da TV Globo, com destaque para 'Irmãos Coragem' (com Paulinho Tapajós), tema de abertura da novela homônima, 'Assim na terra como no céu' (com Roberto Menescal e Paulinho Tapajós), da novela homônima, 'Verão vermelho', tema de abertura da novela homônima, e 'O homem que deve morrer (com Torquato Neto), tema de abertura da novela homônima, além de outras canções para as novelas 'O cafona', 'Minha doce namorada' e 'Anjo mau'. Ainda para a TV Globo, trabalhou nas trilhas sonoras dos programas 'Ch'ico City, 'Brasil pandeiro' e 'Saudade não tem idade'. Para o cinema, compôs músicas para 'O donzelo', de Stefan Wolff, e 'Aventuras de um detetive português', de Stefan Wolff e Raul Solnado. Teve composições gravadas por Maysa, Adriana, Elis Regina, Alcione, Elizeth Cardoso, João Nogueira, Nana Caymmi, Rosinha de Valença, Luiz Gonzaga, Cauby Peixoto, MPB-4, Jair Rodrigues, Wilson Simonal, Sílvio César, Nélson Gonçalves, Ivan Lins e Milton Nascimento, entre outros. O compositor Nonato Buzar partiu para outras viagens musicais.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Um poema ainda existe é foi escrito para quem se ama...

A Palavra Mulher
    Por Antonio Siqueira
@arte:antoniosiqueira