O Poder Emana do Povo
Por Antonio Siqueira
A Presidente veio a público discursar o que já era previsto, afirmar o lugar comum e confirmar o atoleiro ideológico do Governo Dilma-Lula (não necessariamente nesta ordem de dualidades). Só que ela (ou eles) esquece que "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição."§ Único da Constituição Federal, Dilma Roussef.Acorde enquanto há tempo, pois o povo...ah, este acordou e quer mudanças!
A máscara de Guy Fawkes, o conspirador católico inglês que queria atear fogo ao Parlamento, no início do Século XVII, tem sido usada, por equívoco, pelos manifestantes de nossos dias. Embora hoje símbolo do grupo Anonymous e tendo aparecido como ponto comum em manifestações em todo o mundo, o malogrado rebelde, que, semienforcado e, ainda consciente, teve sua genitália cortada antes de ser eventrado e suas vísceras fervidas, para então ser esquartejado, sabia o que desejava. Sob a influência dos jesuítas, o complô, de que participava, queria uma Inglaterra católica. Seu mérito pessoal foi o de, sob tortura — que só o rei James I podia, então, autorizar, e autorizou — proteger, até o limite do sofrimento, os seus cúmplices. Instrumento de intrigas internacionais de seu tempo, que envolviam a Espanha e a Áustria — países católicos — e se valiam de dissidentes ingleses, Fawkes é objeto de chacota em 5 de novembro de cada ano, quando se celebra a sua desdita em pequeno Carnaval nas ruas de Londres. Os vencedores escrevem a História, e a Inglaterra é, em sua esmagadora maioria, protestante até hoje.
Há duas semanas, se alguém falasse que 100 mil pessoas iriam sair pelas ruas das principais capitais do país para protestar, seria difícil acreditar. Agora, no sétimo dia de manifestações, pode-se dizer que “O Gigante Acordou"! Agora, que o PT não está no comando, haja vista que a população das grandes cidades é que está envolvida, o protesto está sendo considerado como baderna, então a PM está agindo com rigor exagerado! Muda o governo, e a verdade é que ele não suporta manifestações legitimamente democráticas, salvo quando elaboradas pelo partido. A vaia dirigida à presidente, no Mané Garrincha, também teve esta parcela de protesto autêntico do povo contra a repressão violenta utilizada pelos policiais, que JAMAIS usaram deste expediente quando os manifestantes desfraldavam a bandeira petista!
Estado de Guerra Civil, aparelho policial violento...tudo acaba levando a crer que pode piorar muito. Mas se uma civilização enorme como a nossa deseja mudanças, depois de mais de 120 anos de baderna institucional, não cabe a mim, nem a ninguém criticar a autonomia do povo. Por que este mesmo povo deseja tão e unicamente, PAZ e JUSTIÇA. Que matem a fome do povo...a fome por um país melhor e menos imoral.
Resolvi ressuscitar minha verve musical com a Arte Vita Vídeos e celebrar este momento:
O Brasil é Asfalto e Gente (O poder emana do povo)
"Clube da Esquina N°2"
(Milton Nascimento-Lô Borges-Márcio Borges)