O milagre em mil tons e sons geniais
Por Antonio Siqueira
Loreena McKenetti |
Loreena McKenetti é multi-instrumentista, excelente compositora e de uma voz de afinação surreal. Filha de Jack e Irene Mckennitt, ela é de ascendência irlandesa e escocesa. Loreena, assim como muitas crianças, demonstrou na infância um grande interesse por música. Foi então que Loreena iniciou-se na formação musical e estudou piano clássico por 10 anos e canto durante 5. Nos anos 1970, Loreena já se apresentava em clubes de música e em espetáculos musicais.
Em 1981, Loreena mudou-se para Stratford, Ontario, onde trabalhou como compositora, atriz e cantora no Festival Shakespeareano do Canadá e é onde ela reside atualmente. Seu primeiro álbum Elemental, foi lançado em 1985, e atraiu a atenção mundial por ser um auto-trabalho. Seguiram-se To Drive the Cold Winter Away em 1987, Parallel Dreams em 1989, The Visit em 1991, o excelente The Mask and Mirror em 1994, The Winter Garden em 1995 e The Book of Secrets em 1997.
Loreena juntou à cultura celta elementos da música oriental, introduzindo um toque erudito e utilizando instrumentos folclóricos, aliados aos sons eletrônicos obtidos através de sintetizadores. Somado a isto, vocais diáfanos que remetem a eras indefinidas. O resultado desta mistura é o sucesso da canadense. Sua canção "The Mummers' Dance", foi um sucesso generalizado, que recebeu consideráveis prêmios e se destacou nas rádios estado-unidenses e em toda Europa.
A canção é um estado espírito? Correto. Porém, Loreena McKenetti transcende esse estado. A alma sai para passear enquanto sua voz e seu piano (ou sua arpa) executam o verdadeiro milagre da musica.
5 comentários:
Ah amigo, a música opera milagres sim e esta musica então....nem se fala.
Abração
Eloy
É musica milagrosa sim.
Musica curativa, meu amigo!
Abraços
Martha Sandroni - SP
"A alma sai para passear..."
Uma das musicistas mais respeitadas na Europa e no Hemisfério Norte. E de uma diversidade musical impressionante.
A música de Loreena é de uma mistura de sons e ritmos e culturas universais maravilhosa. Tive o privilégio de assistir a um concerto dela no excelente Music Festival in Köln.
Dayana
O que me prende à internet é poder ouvir gente da qualidade desta cantora. Loreena MacKennet me deixa sem palavras. Essa musica que rola no blog nesse momento é do "The Mask Mirror, que está aqui em casa e pertence ao proprietário do blog. Ela mistura folk com musica barroca, ela é foda!
Postar um comentário
Diga-me algo