terça-feira, 30 de março de 2010

Com a palavra...

uma coisa leva [a] outrapor mariza lourenço
pois bem, o caso Isabella Nardoni, por ora, está encerrado. a defesa apelou e haverá um embate na corte, pois salvo melhor juizo, a defesa protestará por um novo juri, e ainda existe dissídio jurisprudencial a respeito, mas não creio, sinceramente que, ao final, a brilhante sentença de primeiro grau seja reformada. em minha opinião a condenação foi justa e a pena respeitou a lei vigente (o sistema brasileiro é trifásico). o juiz prolator, ao dosar a pena, não deixou escapar absolutamente nada, o que, naturalmente, só reforça a opinião de que a sentença não sofrerá alterações em segundo grau.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Espaços interessantes

Instituto Tom Jobim

A própria razão desconhece

De um pé de tamarindo
à mordidez de um Neruda às avessas
Por Antonio Siqueira
Não. Não é exagero literário comparar a linha poética do paraibano de Pau'darco, Augusto dos Anjos a de Pablo Neftali Neruda. A intrínseca relação destas duas vertentes geniais advém de forma bastante prosaica no extremo de um e de outro. A visceralidade dos versos de ambos, não obstante à temática do amor abrasivo, a forma contundente da desilusão e do vinvenciamento de emoções semelhantes. Neruda prima, com versos de urgência magnânima e contumaz o encantamento existencial em todos os pilares da existência humana; do amor, do espírito revolucionário, do ser político. Augusto dos Anjos abala as estruturas do mórbido ao rufar dos corações e mentes traídas. Essa filosofia, fora do contexto europeu em que nascera para Augusto dos Anjos seria a demonstração da realidade que via ao seu redor, com a crise de um modo de produção pré-capitalista, proprietários falindo e ex-escravos na miséria. O mundo seria representado por ele, então, como repleto dessa tragédia, cada ser vivenciando-a no nascimento e na morte. Um personagem constante em seus poemas é um pé de tamarindo que ainda hoje existe no Engenho Pau d'Arco.

JOYCE: EXCENTRICO, PORRISTA, FANTÁSTICO...

Um Porrista Genial
por Antônio Siqueira
Um dos mais inventivos escritores do século XX, James Joyce publicou Ulisses, um ponto de inflexão na história da literatura, em 1922. Dominando como poucos escritores o uso do monólogo interior, Joyce criou, em sua obra-prima, o monólogo de Molly Bloom, um exemplo perfeito desta técnica que tenta reproduzir a linguagem inconsciente de um personagem.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Progressive Rock

O QUE É O
ROCK PROGRESSIVO BRASIL?
Por Antonio Siqueira
Quem disse que no Brasil não se faz um Rock Progressivo de alta qualidade e fidelidade? Muita gente nova ( e até os contemporaneos do prog) acha. Vou citar aqui algumas perolas do progressivo brasileiro

sábado, 20 de março de 2010

BOM DIA, POESIA!
Por Antonio Siqueira
Amor
De espécie rara
calor
Que enlouquece a alma
Rancor

sexta-feira, 19 de março de 2010

Um som a beira-mar.

Grupo 14 BIS
toca em Barra de Guaratiba
Por Antonio Siqueira
O Quarteto Mineiro 14 Bis, vem fazendo uma série de shows na Cidade Maravilhosa. Desde meados de Fevereiro, Claudio Venturini (Guitarra e vocais), Vermelho (Teclados e vocais), Sergio Magrão (baixo e vocais) e Hely Rodrigues (Bateria), vêm se apresentando pelas zonas sul, norte e oeste da cidade em companhia dos meninos da Banda Nave de Prata e desfilando seus grandes sucessos, antes da turnê nacional que marcará a volta de Flávio Venturini ao grupo, depois de 22 anos.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Postagem do antigo blog, a história do The Dark Side of Moom:

A Fenomenologia
do Rock Progressivo
Por Antonio Siqueira
Ao abordar o bom e velho Rock Progressivo, não podemos deixar de falar sobre o Álbum “The Dark Side of The Moon” do Pink Floyd. Esse disco paradoxal aborda os diversos males que atacam o homem moderno, como a ganância, a escravidão, o tempo, o problema da individualidade e a loucura urbana. É, por muitos, considerado o melhor disco de rock progressivo de todos os tempos. Pela genial capa já se nota a que vem o álbum; um prisma que “reflete” um feixe de luz branco abrindo em todas as freqüências de cores “ocultas” em seu interior, uma clara analogia ao trabalho de expôr o homem aos seus próprios males.

sexta-feira, 12 de março de 2010

A semana é, de fato, das mulheres....porém;

Homem: Produto mal acabado.
Mulher: a chave do entendimento humano.
Por Antonio Siqueira
Esta semana está sendo delas desde segunda-feira. Porém, apesar de todo esse glamour feminino, o que assusta são as estatísticas recentes: há cada 5 segundos, uma mulher é agredida físicamente, há cada minuto, uma mulher dá entrada em alguma emergência hospitalar, vítima de espancamento, há cada 1 hora, uma mulher é morta em algum lugar deste país. Por que isso? Por que essa violência sem sentido, torpe e de uma selvageria sem precedentes?

segunda-feira, 8 de março de 2010

domingo, 7 de março de 2010

Para o seu domingo...Jean Luc Ponty:

1982 Montreal Jazz Festival Jean-Luc Ponty - Violin Allan Zavod - Keyboards Jamie Glaser - Guitar Rayford Griffin - Drums Keith Jones - Bass more videos : http://cyworld.nate.com

sábado, 6 de março de 2010

Poema que não dorme...

Sem sono
Antonio Siqueira
a boca escancarada da noite
os urros do silêncio
as teclas mudas
não tilintam os cristais
não estilhaçam a vidraça
os amantes não sussurram

sexta-feira, 5 de março de 2010

Outra nota triste

Johnny Alf: Morre o embrião da sonoridade bossanovista
por Antonio Siqueira
O cantor, pianista e compositor Johnny Alf morreu nesta quinta-feira (4). Ele estava internado em estado grave no hospital Mário Covas, em Santo André, na Grande São Paulo. Ele tinha 80 anos.

Preconceito?

O mundo obscuro do Rock gaúcho
Por Antonio Siqueira
Por algum motivo bobo, talvez por preconceito, como já ouvi falar, ou talvez por algum outro motivo, o Rio Grande do Sul é um estado que aglomera muitas bandas boas e diferentes que ainda não explodiram para o resto do Brasil.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Nota Triste

WALTER ALFAIATE
Por Áurea Alves
O cantor e compositor Walter Alfaiate, 79, faleceu às 17:06h deste sábado, vítima de falência múltipla de órgãos. Internado desde o dia 18 de dezembro, Seo Walter sofria de problemas pulmonares e cardíacos.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Ficou legal?

Você ouviria o meu som?
Por Antonio Siqueira
Freqüentemente recebo recados no orkut ou por email pra ouvir o som de alguém que quer saber da minha opinião. Alguns até pedem pra eu dizer se tem alguma coisa errada... Ora, se você desconfia de algo no seu som, então trabalhe pra sanar o problema antes de mostrar a quem quer que seja!

Quem não quer viver um amor assim? Mais que belo!

john lennon e yoko ono
JEALOUS GUY
I was dreaming of the past
And my heart was beating fast
I began to lose control