terça-feira, 25 de setembro de 2012

A Música da Nova Era


New Age: A música dos Anjos

Por Antonio Siqueira




Desde os Beatles, existem artistas populares que têm cantado músicas que promovem filosofias e crenças da Nova Era. O disco de 1979 dos Bee Gees, "Espíritos que têm voado", faz referência à reencarnação. Também os fascinava o ocultismo. Maurice e Robin diziam ter poderes psíquicos extra-sensoriais. Prince, cujos temas tratam de erotismo, algumas vezes misturado com religião, na sua música "Sexualidade", do álbum "Sinais dos Novos Tempos", se refere à uma segunda vinda, uma "revolução da Nova Era", que será uma era "em que tudo será permitido".


       Outros cantores populares que introduziram conceitos da Nova Era, têm sido Whitney Houston, na sua música "O maior amor", Mariah Carey em "Herói" (ambas promovem o conceito da Nova Era de amor a si mesmo), e Elton John na música tema do "Rei Leão", o "Círculo da Vida" (que faz referência ao ciclo da vida na reencarnação). Vanessa Williams canta "as cores do vento" no filme "Pocahontas" , que abertamente promove a idéia panteísta e animista de que "cada rocha e árvore e criatura tem uma vida, um espírito e um nome". No Brasil, o grupo "Sagrado Coração da Terra" inseriu esse conceito de maneira bem sucedida, Marcus Vianna foi feliz com a produção do LP "Flecha" em 1983. Também em 1983, Vangelis arrastaria John Anderson, vocalista e líder do Yes para uma viagem na New Age. Gravaram juntos "Short Stories",
"The Friends of Mr. Cairo " e " Page of Life ", belíssimos trabalhos do gênero. Anderson e o Yes gravaram em 1974 o místico e viajante "Relayer", um dos clássicos da banda.

 O panteísmo é a crença pagã de que uma energia universal, ou uma essência impessoal de Deus permeia todas as coisas, animadas e inanimadas. O animismo ensina que tudo tem um espírito que pode comunicar-se com o espírito humano. De maneira que o primeiro tipo de música da Nova Era é aquele que ela promove por meio da sua letra, seja aberta ou sutilmente."Yuppie Muzak", música para inspirar estados alterados da consciência ou meditação mística, é o segundo tipo de música da Nova Era. É o tipo mais prolífero. Você pode ir a qualquer loja de música e encontrar prateleiras e prateleiras de música de meditação mística sob o nome de "New Age".

 Este conceito de New Age surgiu quando músicos e compositores profissionais aceitaram as filosofias e crenças do movimento. Começaram a usar seus talentos a serviço de suas inclinações místicas. Muzak é a música da Nova Era definida mais com base na intenção do artista do que pelo seu estilo ou som. Tem sido preparada para servir como "música de fundo para a meditação ou para alcançar algum tipo de estado alterado de consciência". Portanto, pode parecer chata quando escutada em situação normal.

 A música no mundo ocidental geralmente tem quatro elementos: melodia, harmonia, ritmo e tempo ou compasso. A música meditativa usualmente carece de tempo, melodia e ritmo. Na maioria das vezes, não tem uma melodia que se possa assobiar depois de escutá-la. Essa música tem se tornado tão popular que os prestigiosos prêmios Grammy em 1987 a incluíram numa categoria musical New Age.

Basicamente se compõe de sons harmoniosos, às vezes acompanhados de sons ambientais místicos do espaço exterior, que dão a sensação de estar rodeado de uma presença pavorosa. A música meditativa ocasionalmente emprega também compassos e sons místicos. Às vezes utiliza sons da natureza, como o som da chuva, o murmúrio das folhas no vento, os sons do mar, da correnteza da água, o canto das aves e outros sons da natureza. Os teólogos modernos acreditam e têm pregado que Satanás usa alguns elementos da criação de Deus e os  incorporada na sua sutil música meditativa, para fazê-la parecer inocente e inofensiva. Segundo monges budistas, a música da Nova Era pode ser usada para inspirar um estado de transe que pode ser o primeiro passo num caminho escorregadio para outras formas perigosas de meditação mística e os estados alterados de consciência. Os perigos da meditação oriental mística e as diferenças entre esta e a meditação bíblica são e serão sempre discutidos com amplitude. Porém, se este é o estilo de música preferido pelo diabo, é sinal de que ele tem bom gosto.



Alguns artistas populares que compõem música da Nova Era são: Enya,Vangelis, Loreena Mackennety, Sertie, Shakti, Kitaro, Yanni e Stephen Helpern:



 Enya

Seu álbum Watermark, que foi lançado em 1988, a levou ao reconhecimento internacional, e Enya ficou conhecida por seu som único, que foi caracterizado por camadas de voz, melodias folk, cenários sintetizados e reverberações etéreas.

Ela continuou fazendo sucesso constante durante os anos 90 e 2000. Seu álbum de 2000, A Day Without Rain, obteve vendas recordes (mais de 15 milhões) e foi o álbum mais vendido por uma artista feminina em 2001. Enya é a artista solo que mais vende e, do país, é oficialmente a segunda maior exportadora musical, depois da banda U2. Ao todo, Enya vendeu mais de 70 milhões de discos. Seu trabalho lhe rendeu, entre outras coisas, uma indicação ao Oscar. Ela é conhecida por ter cantado em 10 línguas diferentes durante sua carreira até agora. Enya é uma das artistas femininas que mais vendeu discos nos Estados Unidos, com mais de 26 milhões de cópias no país.



Loreena MacKennitt


 Pianista e harpista, interprete de segmentos, new age, celta eclético, com tendências do Médio Oriente, Loreena juntou à cultura celta elementos da música oriental, introduzindo um toque erudito e utilizando instrumentos folclóricos, aliados aos sons eletrônicos obtidos através de sintetizadores. Somado a isto, vocais diáfanos que remetem a eras indefinidas. O resultado desta mistura é o sucesso da canadense.


Halpern

Stephen Halpern, por exemplo, tem produzido "muitos discos que integram claramente as práticas místicas do oriente com sua música".


Kitaro

Kitaro que é um artista e compositor popular japonês, tem vendido milhões de discos. Seu álbum entitulado "A luz do espírito", expressa as idéias universais da Nova Era acerca do universo, da existência humana, da natureza e do cosmos. "Kitaro se autodenomina um músico da nova cultura". Considera sua música como parte do seu caminho espiritual e acha seu papel como o de um agente cultural de câmbio, que ajuda outros a obterem uma perspectiva fresca do mundo.



Yanni

Yanni Chrysomallis e sua noiva, Linda Evans, estão envolvidos na meditação oriental. Linda é uma seguidora do famoso J.Z. Knight, quem canaliza um espírito que se identifica a si mesmo como um guerreiro de 3500 anos de idade chamado Ramta, do continente perdido Atlantis. A primeira página da seção de negócios do jornal Los Angels Times, do dia 4 de julho de 1995, continha uma lista dos 10 primeiros discos da Nova Era.

A caricatura do álbum de Yanni "Chaves da Imaginação", apresenta uma cena do pôr-do-sol e de corpos celestiais dentro de cápsulas de cascas de ovos. Talvez desenharam o simbolismo para projetar a mensagem de que todos estamos a ponto de nascer dentro de uma Nova Era.



Shakti

Shakti é um grupo musical da Nova Era que inclui John McLaughlin na guitarra. O interesse de McLaughlin pelas idéias da Nova Era começou com o estudo da filosofia oriental e sua religião, e isto o levou a ser membro da Sociedade Inglesa de Teosofismo, na década dos anos 60. No começo dos anos 70 se converteu em seguidor do mestre espiritual Sri Chinnoy, quem sugeriu-lhe que incluísse no seu nome o prefixo "Mahavishni", que significa divina compaixão, poder e justiça.



Enigma

 O Enigma é o terror dos religiosos da igreja romana. Para eles, o que há de mais "demoníaco" da meditação mística da Nova Era. Os títulos das músicas por si só alertam a qualquer cristão, que este tipo de álbum não deveria ser escutado. Alguns dos títulos são: "Voz do Enigma", "Princípios de Luxúria", "Minha Culpa", "A voz da Serpente", "Tocando em Portas Proibidas". A música principal "A Voz do Enigma", inclui instruções audíveis. Aparece a voz de uma mulher que misteriosamente convida ao ouvinte: "Boa noite. Esta é a voz do enigma". A voz prossegue, mencionando que os ouvintes estão próximos de serem conduzidos a outro mundo, e sugere que desliguem as luzes, relaxem e se mexam ao compasso da música.


Soon - Yes





Loreena McKennitt - Dantes Preyer

7 comentários:

Dery Nascimento. disse...

Conhecimento não é para qualquer um, você amigo sabe do que escreve.
Maravilha de texto.

Anônimo disse...

Maravilha abrir meu e-mail e ver o Arte vital atualizade. E com uma postagem excelente.
Ótimo texto, amigo querido!

Luana BH

Anônimo disse...

Texto muito esclarecedor!

Anônimo disse...

é música para levitar, relaxar, refletir...
é música dos anjos mesmo!

Martha Sandroni

Anônimo disse...

É a verdadeira música de Deus!

Marcelo

Dayana disse...

É a música de Deus! Incondicionalmente, concordo com o Marcelo!

Anônimo disse...

o que foi,linda musica,ááááááá neeeeeeeeeeese mundo

Postar um comentário

Diga-me algo