quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Texto dedicado ao amigo Celso Lins. Agora vai, mano?

Como Afinar Um Violão
Por Antonio Siqueira




Se você ainda acha complicado afinar um violão, leia com atenção este artigo. Parece ser difícil, mas você vai ver que é bem fácil. Coloquei um link no final para você assistir ao vídeo onde é demonstrado tudo que será explicado.

Para que possamos executar acompanhamentos de forma correta fazendo com que a música chegue de forma harmoniosa aos nossos ouvidos, é fundamental que o instrumento esteja devidamente afinado.

Ao contrário do que muita gente pensa, afinar um violão não é “bicho de sete cabeças”, basta termos a sensibilidade de ajustar a 5ª corda do instrumento correspondendo à nota Lá quando tocada solta. A partir daí temos a referência para afinar as demais cordas da seguinte forma:

Tocamos a 6ª corda pressionada na 5ª casa e esta tem que ter o mesmo som da 5ª corda tocada solta.

Tocamos a 5ª corda pressionada na 5ª casa e esta tem que ter o mesmo som da 4ª corda tocada solta.

Tocamos a 4ª corda pressionada na 5ª casa e esta tem que ter o mesmo som da 3ª corda tocada solta.

Tocamos a 3ª corda pressionada na 4ª casa e esta tem que ter o mesmo som da 2ªcorda tocada solta. (Observe que esta corda foi pressionada na 4ª casa e não na 5ª como as demais)

Tocamos a 2ª corda pressionada na 5ª casa e esta tem que ter o mesmo som da 1ª corda tocada solta.

Para quem não tem experiência e ainda não consegue ajustar a nota Lá na 5ª corda tocada solta, existe um dispositivo semelhante a um “apito” chamado diapasão. Ele é usado para reproduzir a nota Lá através de um sopro, e aos poucos vai se ajustando o som da 5ª corda do violão, até que ele fique igual ao som que se ouve desse dispositivo. Existem também os afinadores eletrônicos que facilitam ainda mais nesta tarefa.

Quando você se tornar experiente e tiver com os ouvidos apurados, não precisará mais desses dispositivos, pois será capaz de perceber essas notas naturalmente.

0 comentários:

Postar um comentário

Diga-me algo