segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Ives Macena: O Reconhecimento de uma Obra Grandiosa


Ives: Reconhecimento e Legado












Ives Macena é referência em minha vida e na de muitos artistas e gestores culturais em todo Rio de Janeiro, sobretudo, na Zona Oeste da capital muitos destes personagens não estão mais entre nós.

Confesso que lágrimas verteram, que meus batimentos alteraram-se um pouco e que minha boca secou; normal quando um ser importante em nossa vida e em nossa trajetória, sem pedir nada em troca, apenas se doando, recebe uma titulação dessa envergadura. Uma moção equivalente à grandeza de sua obra.

Ives Santos Macena, meu amigo, és um farol que ilumina nossos caminhos nestas 3 décadas de dedicação, amor e Referência em minha vida e na de muitos aqui. Confesso que lágrimas verteram, que meus batimentos alteraram-se um pouco e que minha boca secou; normal quando um ser importante em nossa vida e em nossa trajetória, sem pedir nada em troca, apenas se doando, recebe uma titulação dessa envergadura. Uma moção equivalente à grandeza de sua obra. Este texto não é uma matéria profissional ou formal, é uma homenagem pessoal que se estende à absoluta unanimidade de aprovação e positividade que te envolve.


Outorga Dr Honoris Causa Ives Macena 

O teu legado está aí: um divisor de águas na cultura carioca e brasileira, sim. Espaços semelhantes às lonas culturais e às arenas–que tu desenvolvestes e criastes no coração pulsante de Campo Grande na Zona Oeste carioca – espalharam-se pelas regiões do país, com o objetivo único de levar as 7 artes a todos, de levar cultura, formação, conhecimento e uma educação libertadora a quem não tem condições de pagar, pois arte é caro e privilégio de poucos abastados.

Seu legado também está, principalmente, no corpo, na mente e n'alma de seus filhos e netos. Teu trabalho está longe de acabar e esta titulação que parte do academicismo federal é mais que merecida; é o desfecho natural de uma biografia do tamanho do universo.   


quinta-feira, 23 de maio de 2024

Bases Criam Lógicas; Lógicas Criam Comprovações

Por Rhada Naschpitz






Rhada







As bases são fundamentais mesmo para o "novo", um ponto de referência sempre se faz necessário. Bases criam lógicas e com isso comprovações. Até para uma inovação é preciso ter uma base para o caminho, para não virar qualquer coisa, principalmente quando nos propomos a trabalhar com uma cultura, um nicho específico que já têm suas bases e características de identidade reconhecidas. 

Nesse caso a inovação deve acontecer dentro do próprio nicho, cultura, pois há fundamento pelo conhecimento dessas características bases que funcionam como uma proteção de identidade e define a diferença cultural. Exemplo, um phd em samba não tem o pertencimento e não conhece as características básicas da cultura rock para querer criar inovações nesse nicho que não é o seu, e vice-versa, mesmo que ambos tenham influências em comum, pois tomaram caminhos de identificação diferentes. 


Resumindo, todo efeito tem uma causa básica. Sem bases nada fica em pé, sem bases não se consegue contruir estruturas firmes. As bases do rock são as que o definem como rock, em toda inovação do gênero elas estão lá continuando a caracterizá- lo como rock e não samba, forró...Sem bases você descaracteriza qualquer seguimento. Cada estilo de dança tb tem suas bases para caracterizá-las como, inclusive tb culturais. Sendo assim nada mais coerente e certo que o Rock Chain e seu método tenha sido criado com base, no caso a cultura rock por eu pertencer a ela. Minha opção artística? Manter suas características mesmo na inovação, e mesmo que muitos na modernidade acreditem que renovar seja acabar com características bases e misturar tudo em nome de uma individualidade globalizada, com diferentes fórmulas de copia e cola. 

Tudo bem, liberdade de expressão, cada um na sua, a minha eu quero que tenha base e respeito a elas, principalmente que sei que ninguém cria nada, somos ferramentas da dona do pensamento, a Mãe Natureza, mas isso é outro assunto, outra cultura...


Rock&Metal Dance®️ Perfect Strangpart part 1- com Black Dog Brazil



©Rhada Naschpitz é criadora do estilo/método: Rock Metal Dance/ 🔗ROCK CHAIN® 🤘🏻Dança Da Cultura Rock

 IG: @rock.dance.metal_chains 

Produtora: @rhadadesigner.prod.rock

Rhada desenhou a belíssima nova logo deste site

Contato Whatsapp: 021982990861

Email: fusiondancerockstyle@gmail.com

RHADA |ROCK CHAIN DANCE



Instagram: @rock.metal.dance_chains


quarta-feira, 27 de março de 2024

Na Cela De Uma Cadeia

Narciso em férias - Caetano Veloso/Cia das letras



Na madrugada do dia 27 de dezembro de 1968, duas semanas depois de o governo decretar o AI-5, Caetano Veloso e Gilberto Gil foram retirados dos apartamentos onde moravam, no centro de São Paulo, e levados em uma caminhonete ao Rio de Janeiro. Conduzidos por policiais à paisana, eles foram presos sem nenhuma justificativa.


Em 'Narciso em férias', volume avulso do capítulo homônimo de Verdade tropical, Caetano Veloso relata o impacto brutal que os 54 dias vividos no cárcere deixariam em sua vida — não apenas pela dimensão política, mas também pela perspectiva psicológica e artística.

Esta edição inclui uma seção com registros do processo aberto pela ditadura militar contra o cantor e compositor. Esses documentos ficaram guardados no Arquivo Nacional e seriam revelados ao artista pela primeira vez cinquenta anos mais tarde, em 2018. No texto de apresentação que inédito, Caetano anuncia: "este, que é meu escrito a que atribuo maior valor, entra na cena atual da vida política brasileira de modo abrasivo".