quarta-feira, 11 de julho de 2012

A 'Arte Vital' do Maestro Dery Nascimento


  A Fraternidade do Bom Gosto 
     Por Antonio Siqueira



    Hoje ao amanhecer deste lindo dia de sol outonal, deparei-me com uma homenagem ao Arte Vital que, além de muito gentil _como é de praxe deste amigo que a fez_ apresenta em seu conteúdo um instrumental de beleza inquestionável. O Maestro Dery Nascimento, sócio e amigo desse blog, compôs uma belíssima suíte com o nome Arte Vital homenageando este blog e, não satisfeito, produziu um vídeo com imagens que são corriqueiras nesta página. Jean Claude Monet e sua obra eterna serpenteiam a ilustração do clipe. O 'Arte Vital' agradece enternecido, meu amigo Dery! A amizade, o carinho, o respeito e a admiração que tenho pela sua obra e pelo seu trabalho são tão transparentes quanto o véu que se estende em uma cama real.

    Conheci Dery Nascimento através de uma grande amiga, a jornalista e escritora Morgana Gomes. Dery administrava um dos projetos mais bonitos que eu já tinha visto; o Coral Um Só Tom, com meninos e meninas que vieram das ruas e tiveram suas vidas reestruturadas pelo milagre curativo da arte e pelos ensinamentos musicais deste maestro maravilhoso. Escrevi uma resenha para o Diário Via Fanzine  http://www.viafanzine.jor.br/express2.htm  falando sobre esta iniciativa e daí em diante a amizade fluiu para uma espécie de “Irmandade das 7 Artes”, pois eu e Dery consumimos as sete sem o mínimo pudor.

     Devo a este amigo-irmão um trabalho só nosso, que está saindo do forno daqui. Com o Maestro Dery não tem essa de demoras; Dery faz música de um dia para o outro, de uma hora para outra e com uma qualidade extraordinária.

      Espero, sinceramente, que a obra deste músico notável, atravesse as fronteiras, pois Dery é um dos melhores compositores de sua geração e multi-instrumentista notável. Com o auxílio e parceria luxuosa do exímio guitarrista, Edson Frank, criou o Hotspot Project, uma espécie de “Fábrica Instrumental de Música de Qualidade”. Estamos aqui amigo! Vida Longa à Arte e, principalmente, à música de qualidade; mesmo que forças estranhas e sempre ocultas insistam em tentar sabotar o que é belo e bom.



O vídeo com o instrumental, "Arte Vital" é uma homenagem a este blog:






segunda-feira, 2 de julho de 2012

Notas e notáveis: The Planet Dream by 14 Bis Group:

   
A english version de um clássico
Por Antonio Siqueira


    O grupo 14 Bis lançou um clipe na semana passada com a versão em inglês de um dos seus maiores clássicos; a belíssima "Planeta Sonho" de Flávio Venturini, Vermelho e Márcio Borges. O primeiro registro foi no LP "14 Bis II" de 1980 e logo ganhou o Brasil, liderando por semanas as paradas oitentistas. "Planet Dreams" ganhou nova roupagem a partir da adaptação tradução de um jovem talento; o compositor de Belo Horinte, Aggeu Marques junto como retorno de seu ex-integrante, Flávio Venturini, sendo elaborada para a Conferência de Cúpula Rio + 20, encerrada na segunda-feira passada sem maiores avanços nas questões do meio ambiente e da sustentabilidade.

    Planeta sonho (ou Planet Dreams), apesar de ter sido composta há mais de trinta anos, reforça em tempos atuais a necessidade do homem de respeitar o seu habitat, a sua única casa. "O bom lugar será o que não sei, mas será...tudo demais, nem o bem nem o mal, só o brilho calmo dessa luz..." A letra de Márcio Borges reforça a tese de que o sol engolirá todo o sistema solar, o que segundo os cientistas, ocorreria daqui há 1 Bilhão de anos. Mas quem saberá de fato? O tempo dos homens é um grão de areia no universo.

    O 14 Bis toca no Rio de Janeiro em duas apresentações no Teatro Rival nos dias 20 e 21 de junho.

    Mais informações em www.14bis.com.br





Planet Dreams - 14 Bis - Rio + 20







* Agradecimentos sinceros ao Maestro Dery Nascimento pelo toque providencial acerca do ótimo Aggeu Marques; reeditado e retificado nesta matéria e pedindo desculpas aos leitores pelas falhas do servidor. O vídeo demorou demais para ser reconhecido.