sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

DEIXA ARDER!

Bares e restaurantes voltarão a ter música ao vivo em Contagem MG

Por Ralph Assé
Estado de Minas

protesto









Em uma nova decisão, tomada nesta quinta-feira (10), a Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, voltou a permitir música ao vivo nos bares e restaurantes da cidade.

Segundo o município, o novo decreto de flexibilização com informações mais detalhadas será publicado nesta sexta-feira (11), no Diário Oficial.

Por volta das 15h desta quinta, músicos protestaram em frente à sede da prefeitura, na Praça Tancredo Neves, contra o último decreto publicado pelo executivo municipal, nessa terça-feira (8).

A assessoria de comunicação da prefeitura informou que a decisão de “voltar atrás” não foi pelo protesto que os músicos fizeram e sim “por ajustes de condições sanitárias”. Disse ainda que “a prefeitura é muito aberta ao diálogo e que atendeu aos pedidos dos músicos após perceberem que tal ação de retornar com a música ao vivo era possível, seguindo as medidas de segurança sanitária contra a COVID-19”.

 
INSASTIFAÇÃO DOS MÚSICOS

Durante o protesto, France César, músico e um dos organizadores do protesto, disse que os músicos “são profissionais que sustentam suas famílias, pagam impostos, fomentam a cultura e movimentam uma grande quantidade de dinheiro para a cidade, através do entretenimento.”

Alegou ainda que a música não é a grande responsável pela transmissão do coronavírus, visto que shoppings, lojas e transportes públicos estão sempre lotados. 


ÚLTIMO DECRETO

O Decreto 1.929, que foi publicado na última terça-feira (8), limita o funcionamento de bares e restaurantes, além de suspender as atividades em cinemas, teatros, boates, casas de shows e de festas, salões de dança, clubes, museus, centros culturais e bibliotecas. 

Ao contrário de BH, que proibiu o consumo de bebidas alcoólicas, Contagem não impediu. O que causou revolta nos comerciantes foi o fato do decreto proibir música ao vivo nos estabelecimentos.

De acordo com a prefeitura, as medidas foram necessárias para conter o avanço da COVID-19 na cidade. O aumento dos casos confirmados de coronavírus foi de 75% na comparação entre as duas últimas quinzenas.

Os estabelecimentos que descumprirem as antigas e novas regras impostas pela prefeitura, poderão ser multados ou interditados pela fiscalização.


*Transcrita do Jornal Estado de Minas

0 comentários:

Postar um comentário

Diga-me algo