sábado, 2 de abril de 2016

A Juventude

Direção: Paolo Sorrentino Roteiro: Paolo Sorrentino Título Original: La Giovinezza

Por: Fernando Figueiredo


Youth nos apresenta as histórias de Fred (Michael Caine), um maestro e compositor aposentado e seu melhor amigo, Mick (Harvey Keitel), um cineasta americano que deseja terminar seu "testamento", o filme que ele espera encerrar sua carreira no topo. A palavra "Juventude" surge sobre imagens de corpos enrugados em um spa luxuoso no início do longa, o que logo chama a atenção é a fotografia de Luca Bigazz. Com a linda paisagem, próxima aos Alpes suíços, dando um tom poética ao filme.


Ao redor dos nossos protagonistas podemos ver uma série de outros personagens curiosos, entre eles Jimmy (Paul Dano), um ator, frustrado por ser conhecido apenas por um personagem, que está se preparando para seu novo filme. Além dele tem um astro argentino de futebol, aposentado (a semelhança com Maradona não é mera coincidência), uma miss universo (Madalina Ghenea) e Leda (Rachel Weisz), filha de Fred que vive um momento complicado, após o término de seu relacionamento. O diretor, Paolo Sorrentino, tem muito a dizer sobre a vida, e faz isso com suavidade, bom humor e uma certa dose de ironia. Os dois amigos, que parecem ser o auterego do diretor, refletem sobre o passado, presente e futuro, sobre o mundo e suas conquistas.


Youth também oferece conexões com outro clássico do cinema italiano: Oito e Meio, de Federico Fellini, ambos trazem cineastas em plena crise artística. O cinema, como paixão e indústria do entretenimento, é um dos vários temas abordados no longa-metragem. Não é possível explicar com exatidão a experiência que é assistir Youth, simplesmente devemos sentir a emoção transmitida. São momentos de uma beleza intensa onde não há mais nada a ser feito além de aproveitar, e agradecer. Veja, assim que possível. Daqueles filmes que não apenas emocionam, mas certamente merecem a reflexão que promovem.




1 comentários:

Antonio Siqueira disse...

Deu vontade de assistir agora!!!

Postar um comentário

Diga-me algo