sábado, 20 de fevereiro de 2016

O Quarto de Jack

Original: Room
Duração: 118min
Direção: Lenny Abrahamson

Por: Fernando Figueiredo

Antes de falar sobre O Quarto de Jack é importante ressaltar que o impacto do filme será muito maior se nada se souber sobre o enredo. O roteiro de Emma Donoghue é construído em torno de um “suspense dramático”, O impacto vai depender da atenção do espectador, portanto, aqui é a hora de parar de ler se você ainda não viu o filme.
Crítica | O Quarto de Jack
O Quarto de Jack, adaptação do romance homônimo escrito por Emma Donoghue, conta a história de uma mãe chamada de Ma, depois de Joy (Brie Larson) e seu filho, Jack (Jacob Tremblay), de apenas cinco anos, confinados em um pequeno quarto. Ela foi sequestrada há sete anos, quando tinha apenas 17 e, com a ajuda do menino, elabora um plano para tentar fugir do cativeiro. O roteiro, ponto forte do filme, foi adaptado pela própria autora, que conseguiu trabalhar um tema tão forte de uma maneira impressionante.
O filme pode ser dividido em duas partes, na primeira, Jack acredita que o mundo é o “quarto” em que vive, com sua cozinha improvisada, banheiro e cama no mesmo ambiente. Como Jack é uma criança curiosa de apenas 5 anos que pouco conhece o restante do mundo, a direção de Abrahamson se preocupa em acentuar o ponto de vista do garoto com planos fechados e closes de objetos do cenário.
quartodejack_2
No segundo momento, vemos o retorno, da mãe, e o primeiro contato, de Jack, com o “mundo real”. O filme todo a direção trabalha com a ideia de claustrofobia, que com os movimentos sufocantes das lentes de Lenny Abrahamson, nos deixa ainda mais comovidos com a situação desta família, clima suavizado pela predominância de cores claras.

O Quarto de Jack promete emocionar bastante, pelo menos, no que depender das atuações de  Brie Larson e Jacob Trembley, a conexão entre seus personagens é tão forte a ponto de roubar o coração do espectador. Os mais críticos podem dizer que o desafio se dá, e é vencido, no “quarto” e assim que eles saem o filme perde em narrativa, mas já é tarde, e estamos todos apaixonados pelo pequeno Jack.

3 comentários:

Pepe Chaves disse...

Legal, parece muito interessante, grato pela dica, vou assistir.

Anônimo disse...

Brie Larson e Jacob Trembley: Imperdível!

Luana

Anônimo disse...

é um puta filme!

Postar um comentário

Diga-me algo