sábado, 23 de janeiro de 2016

Vamos falar de filme


Críticas e comentários de cinema

Spotlight – Segredos Revelados
Por Fernando Figueiredo

Título: Spotligght (Original)
Direção: Tom McCarthy
Duração: 128 minutos



































O filme, uma espécie de ode ao jornalismo, que já conta com seis indicações ao Oscar, acompanha uma reportagem vencedora do Pulitzer, o Boston Globe denunciou a conivência da Igreja Católica, e do sistema judiciário da cidade, para com o abuso de menores praticado por sacerdotes, acusando quase uma centena de pessoas. Com direção de Tom McCarthy (O Agente da Estação), Uma adaptação que vai mostrar o caso de perto com atuações de Mark Ruffalo (indicado a Melhor Ator Coadjuvante), Michael Keaton, Rachel McAdams e Liev Schreiber.

Logo de cara se pode notar a semelhança com “Todos os Homens do Presidente” de Alan Pakula, o filme conta como dois repórteres do “The Washington Post” revelaram ao mundo um dos maiores escândalos da política mundial: o caso Watergate.

O novo editor chefe do Boston Globe, Marty Baron (Liev Schreiber),encarrega a Spotlight a missão de colher informações sobre os casos de pedofilia envolvendo padres. A  equipe investigativa do Globe, uma equipe pequena, comandada por Walter Robinson (Michael Keaton), que representa o velho modo de se fazer jornalismo.

Apesar de ser relativamente a pouco tempo atrás, início dos anos 2000, o filme mostra uma investigação quase toda em arquivos analógicos, minuciosa, que busca uma verdade revelada e que pode durar até mais de um ano. Algo difícil de se imaginar nos tempos corridos da era digital, que vivemos hoje. Onde o jornalista sofre pressão diária por resultados, o que pode influenciar na qualidade final do material jornalístico que será apresentado.

Lembra, novamente, “Todos os Homens do Presidente” um retrato importante de parte da classe para um tempo em que a profissão parece estar se diluindo entre sensacionalismo e busca inconsequente por cliques e audiência.

Uma cena marcante é quando uma voz, sem rosto, revela aos jornalistas que 6% dos padres de Boston podem estar envolvidos nos abusos, número muito maior do que a equipe imaginava. Essa revelação deixa a todos sem reação, neste momento um jogo de câmeras, sutil e inteligente, é utilizado, notamos que a câmera se afasta dos nossos personagens, como se ela mesma quisesse fugir dali, por não poder lidar com a verdade recém descoberta.

Spotlight acaba sendo uma grata surpresa, um filme agradável de se ver, principalmente para os mais saudosistas



Trailler de Spotlight





Edição: Antonio Siqueira




1 comentários:

Anônimo disse...

Agora deu vontade de assisti-lo. Vou ver como.

Marcelo

Postar um comentário

Diga-me algo