sábado, 22 de novembro de 2014

Vinte anos depois



O melhor álbum do Pink Floyd
      depois de "The Wall"

             Por Antonio Siqueira

The Endless River by Pink Floyd
















Embora o embrião de The Endless River seja as sessões de The Division Bell, o disco em nada se parece com um TDB II como muitos comentam, muito pelo contrário, é um disco onde Rick Wright está na liderança com David Gilmour e isso nos remete ao Floyd early seventies com recursos de estúdio do século XXI como já foi dito,inclusive,anteriormente pelo guitarrista em algumas entrevistas promocionais para o disco.

Este álbum é dividido em 4 partes e abre com “Things left Unsaid” que realmente é a que mais me lembrou o PINK FLOYD dos últimos anos, pois os dois últimos discos de estúdio, bem como o último disco solo de estúdio de Gilmour, começam com uma bela melodia sem compromisso cheia de teclados e com um belíssimo solo de cordas. “It’s What We Do” nos mostra Rick Wright com tudo e a música em si lembra a injustiçada parte IX de “Shine on crazy you diamond...” com um belíssimo órgão e a banda acompanhando. Os “Floydianos” de coletâneas e de discos ao vivo não conhecerão esta parte que originalmente saiu no disco Wish You Were Here em 1975, que é assinada somente pelo gênio Richard Wright e que inclusive fecha a obra. “Ebb and Flow”, a seguinte trata-se de uma continuação da primeira música que parece voltar justamente para finalizar a viagem instrumental da primeira parte do álbum.


“Anisina” talvez a mais bela do disco é uma melodia de piano de Richard Wright com um lindíssimo solo de Sax e o velho Gilmour ao seu estilo deixando a celebração mais primorosa ainda. É a canção que o Arte Vital Blog tomou a "liberdade" de produzir e publicar. Este disco, 20 anos depois do "derradeiro" The Division Bell e comandado pelo gênio criativo de Richard  Wright, nos é dado como um belo presente de começo de século. Daqui a 200 anos, talvez, eles sejam lembrados como Vivaldi, Beethoven e Johann Sebastian Bach, só que com seus singles devidamente digitalizados e intactos em qualidade e acuidade sonora. Vida longa à música de qualidade.


Pink Floyd - "Anisina" - Side 2, Pt. 4 By Arte Vital Blog






3 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhoso, só posso dizer isso.

L.

Rosa Pena disse...

sensacional como todos ...

Anônimo disse...

Você entende de música contemporânea, meu caro!

Postar um comentário

Diga-me algo