terça-feira, 28 de outubro de 2014

Rodie: Não se vê seu rosto e atrás dele o palco é todo iluminado.



Pouca gente tem noção do que é preciso para realizar um grande show


Por Antonio Siqueira



Capa
Sabe aquelas pessoas de calça jeans e camiseta preta que são vistas andando de um lado para o outro no palco pouco antes do início de um show? São os roadies, a equipe técnica da banda. O livro "Roadie, a minha vida na estrada com o Coldplay", que acaba de chegar ao mercado brasileiro, fala exatamente sobre eles.

Escrito por Matt McGinn, roadie do guitarrista do Coldplay, Jonny Buckland, que trabalha com a banda há quase uma década, o livro conta um pouco do dia-a-dia dos trabalhadores que, na hora do show, não aparecem - e nem devem. A capa do livro, aliás, expressa bem o lugar do roadie: McGinn está na sombra, segurando uma guitarra. Não se vê seu rosto e atrás dele o palco é todo iluminado.

Pouca gente tem noção do que é preciso para realizar um grande show: testes de equipamentos, instrumentos, iluminação, som, instalação de cabos, montagem do palco, transporte, coordenação e alimentação de toda essa equipe de bastidores... Matt McGinn fala de todas essas coisas e passa ao leitor a impressão de realmente amar o que faz. O autor se gaba também de ter feito um riff para uma canção da banda e de ter tocado com o Coldplay ao vivo em alguns shows - atrás das cortinas, é claro.

Apesar de o título anunciar a 'vida na estrada com o Coldplay', é bom ter em mente que não se trata de um livro sobre a banda. Os integrantes do Coldplay aparecem aqui e ali no texto, mas o foco é sempre o cotidiano de quem não possui glamour algum, mas que trabalha duro para o glamour que o público - que paga, muitas vezes, caro, para ver seus ídolos ao vivo - quer ver: a reputação da banda está nas mãos do roadie, conta o autor.

Um toque de humor acompanha todo o livro do roadie. Algumas piadinhas são bem sem graça, mas há passagens divertidas, como o glossário no final do texto que traz entre outras definições para termos técnicos, a seguinte: "Grua: Equipamento moderno e eficiente usado para acertar a cabeça dos roadies e derrubar seus equipamentos. Semelhante a um guindaste grande com uma bola de demolição (desculpe, câmera) em uma extremidade e um sádico (operador de câmera) na outra."

Leve, o texto é voltado para o público em geral e envolve o leitor no mundo dos bastidores trazendo algumas informações técnicas, sem se tornar enfadonho. Mesmo que você não seja fã dos ingleses do Coldplay, se tiver algum interesse nesse trabalho, a leitura de "Roadie, a minha vida na estrada com o Coldplay" é mais que recomendada.


Two Chopper Strategy


 


1 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal a matéria sobre o livro!
Vou procurar.

Gabriela M P

Postar um comentário

Diga-me algo