sábado, 16 de novembro de 2013

O TEMPO PASSA, MAS A HISTÓRIA NÃO PODE PASSAR

Hellooooooooooooooo

Um "Cinquentenário" reputo ser uma marca histórica de grande importância ......

Para tanto vou pedir licença e, dando uma desviada no foco do blog, falar de um outro tipo de arte .........

A arte pela qual o Brasil sempre foi reconhecido no mundo inteiro e que se encontra em franco processo de extinção ......... E isso, principalmente, por falta de artistas. o NOSSO FUTEBOL

Há cinquenta anos atrás, o mundo viu consolidada a fama daquele que é o maior time de futebol de todos os tempos: O SANTOS FUTEBOL CLUBE.

Desculpem quem queira contestar, mas RANKINGS DA FIFA são uma afronta a memória de quem conhece história.

A data: 16 de novembro de 1963.

Quis a Providência, ou alguma mente extremamente engenhosa, que o palco dessa consolidação fosse também o "MAIOR DO MUNDO": O MARACANÃ.



Quis a Providência que o primeiro jogo, na casa do adversário, acabasse com uma derrota de 4 x 2 para os italianos do Milan.

Quis a Providência que o "REI" não estivesse presente no Maracanã, machucado ..... Pelé só jogou o primeiro jogo, na Itália.

Quis a Providência que um brasileiro que jogava no Milan, MAZZOLA, deitasse falação em cima dos jogadores do ALVINEGRO DA VILA BELMIRO.

Quis a Providência que no jogo de volta os italianos começassem ganhando de 2 x 0 e, após um diluvio cair sobre a CIDADE MARAVILHOSA durante o intervalo, no segundo tempo, com o gramado do "MARACA" transformado num brejo, o PEIXE devolvesse o placar feito pelo adversário na Itália ..... Forçando a realização de um terceiro jogo.

Quis a Providência que novamente o "MARIO FILHO" fosse escolhido para palco do espetáculo.

Quis a Providência que, iluminadamente dopado, Almir "O Pernanbuquinho" colocasse literalmente a cabeça na ponta da chuteira do italianos, suando sangue por uma vitória que seria histórica.

Quis a Providência que Dalmo, um dos "craques discretos" daquela equipe, marcasse o gol que daria o Bi-Campeonato Mundial aos PEIXEIROS .......... E, como aconteceria seis anos depois no GOL 1000 do REI, cobrando penalty, para que o estádio inteiro tivesse sua atenção focada naquele momento tão especial.

Se no primeiro título, contra o BENFICA, de EUSÉBIO e COLUNA, a conquista foi feita através de duas exibições da mais primorosa arte feita com os pés (segundo PEPE, O CANHÃO DA VILA, o segundo jogo em Lisboa foi a maior partida do SANTOS em todos os tempos), no segundo tudo foi conquistado de forma épica, quase dramática.

É pena que naquela época não houvesse televisão, pay-per-view ou Internet .......... Se fosse assim o mundo inteiro no dia 16 de novembro de 1963 se pintaria de branco.

É uma pena que essa memória esteja se perdendo ....... Que aquela identidade futebolística, genuinamente brasileira, esteja indo ralo abaixo.



Hoje as crianças muitas vezes preferem sair nas ruas usando uma camisa azul-grená, com MESSI escrito nas costas, que reverenciar um passado "NOSSO". Eles, pela patológica falta de memória desta nação, desconhecem esse passado e, ainda por cima, preferem ignora-lo.

Só quem viu aqueles negros maravilhosos, vestidos com um imaculado uniforme branco, pararem guerras, serem recebidos por reis e presidentes no mundo todo e lotarem estádios pelo planeta, e com os torcedores adversários aplaudindo-os de pé, sabem a reverência que deve ser feita a eles e suas conquistas.



Só quem viu o BIG-AFRO-BRASILEIRO (NEGÃO, hoje em dia, dizem que dá processo) fazer o que fazia com uma bola, pode sorrir ironicamente quando um jovem diz que MESSI é o maior de todos.



Sinto dizer à vocês, jovens iludidos, Messi não serviria para amarrar a chuteira de ZICO. Compara-lo com o REI é, no mínimo, uma aberração.

O SANTOS F.C. esta para o Brasil como os BEATLES estão para a Inglaterra ....... Ambos, saindo de uma cidade portuária, conquistaram o mundo e fizeram de sua arte aquilo que de mais belo poderia ter sido produzido em cada uma delas. Um vendeu mais canções que qualquer outro na história ....... O outro fez mais gols que qualquer outro time.

Resumindo: Quem viu, viu: ....... Quem não viu, jamais verá outra vez ........ E Guardiola sabe disso

Me and Julio down by the schoolyard





4 comentários:

Antonio Siqueira disse...

Uma das melhores cronicas publicadas neste blog. Maravilhosa esta história de um dos maiores times que surgiram na Terra, contada aqui por um cronista nato e, o melhor, santista, apaixonado pelo Santos e pelo bom futebol. Depois continuo, estou no celular, rs. Parabéns!

Carlos Edu Bernardes disse...

Época maravilhosa de quando quem jogava e administrava o futebol eram pessoas que gostavam de futebol. Essa postagem é um golaço! Abraços!

Rosa Pena disse...

Estou aqui... Amo vocês! beijos Rosa

Antonio Siqueira disse...

Sentimento com mão dupla e reciprocidade ímpares, minha querida Rosa, POETA das POETÍSAS!
Te amamos também. \o/

Postar um comentário

Diga-me algo