terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Hasta la vista 2012: Pero tenemos, Jackson do Pandeiro



DVD Jackson do Pandeiro: MPB Especial 1972

DVD "MPB Especial 1972"



















     
     


      Em novembro de 1972, Jackson do Pandeiro se apresentou em um programa televisivo especial da TV Cultura ao lado de Neusa (vocal de apoio), Severo (acordeon), João Gomes (triângulo, percussão) e Geraldo Gomes (zabumba). Conhecido também como Rei do Ritmo, Jackson do Pandeiro é uma referência na música brasileira especialmente pela facilidade com a métrica e o improviso. Jackson brinca com a música e seu senso de humor é uma das coisas que chama a atenção em "MPB Especial 1972". O músico, já cultuado nessa época, tocou diversos dos sucessos que lançou, como "A mulher do Aníbal", "Sebastiana", "Um a um" e "Forró em Limoeiro". O DVD "MPB Especial 1972" traz exatamente essa apresentação, remasterizada. Do alto de seus então 53 anos, o paraibano José Gomes Filho, fala da sua vida e da sua carreira entra cada uma das canções - respeitando o formato do programa, com as perguntas do entrevistador em 'off'. Um presentão de Natal para uma MPB que beira o marasmo, mas que se apoia e segura em seus gênios do passado para não atolar de vez.




Parceria que deu certo
Paul e Nirvana: 121212Concert















       Depois do ‘pancadeiro bom’ que Paul MacCartney e o Nirvana promoveram no Festival Beneficiente para as Vítimas do Furacão Sandy, “121212Concert”, agora eles lançam a versão de estúdio da nova música “Cut Me Some Slack”. A canção foi composta para a trilha sonora do documentário “Sound City”, dirigido por Dave Grohl. A música foi apresentada por McCartney, Grohl, Krist Novoselic e Pat Smear pela primeira vez no festival beneficente da última quarta-feira. Além de McCartney, a trilha sonora contará com colaborações de Peter Hayes e Robert Levon, do Been of Black Rebel Motorcycle Club; Taylor Hawkins, do Foo Fighters; Alain Johannes, do Queens Of The Stone Age e Trent Reznor, do Nine Inch Nails. Paul encarnou o grunge com tudo.


Caetano

Abraçaço de Caetano




     

   




       As canções "Abraçaço" e "A Bossa Nova É Foda", estão no novo disco que o baiano Caetano Veloso acaba de colocar no mercado. O disco, que se chama "Abraçaço", encerra uma trilogia iniciada em 2006, com "Cê".O ciclo continuou em "Zii e Zie", de 2008, e agora fecha com "Um Abraçaço", 49º álbum na carreira do músico. O repertório conta com 11 músicas inéditas com arranjos e acompanhamentos da Banda Cê, formada por Pedro Sá (guitarra), Marcelo Callado (bateria) e Ricardo Dias Gomes (baixo).
'Abraçaço' foi produzido por Moreno Veloso.




Deep Purple de álbum novo
Deep Purple

     














     


     



      O Deep Purple confirmou que seu novo álbum será lançado em 26 de abril do ano que vem pela earMUSIC. A lendária banda britânica ainda não determinou o nome do 19º disco de sua carreira. Após diversas sessões de composição na Europa, a banda gravou e mixou o álbum em Nashville, no Estado do Tennessee (EUA), com o produtor Bob Ezrin, que já trabalhou com KISS, Alice Cooper e Pink Floyd. O novo trabalho deve contar com 13 músicas, entre elas “Out Of Hand”, “Hell To Pay”, “Weirdstan”, “Uncommon Man” e “Above And Beyond”, que tiveram seus títulos revelados. A última faz referências ao tecladista Jon Lord, que faleceu em julho deste ano.
Para atualizar os fãs sobre o sucessor de “Rapture of the Deep”, lançado em 2005, a banda divulgou um site onde postará as novidades do trabalho: www.deeppurple2013.com.



Brasil! Mas quem "pariu" esse atoleiro ideológico?
      A MPB vai agonizando e sofrendo com o que resta dela, ou celebrando os 70 anos de algum ídolo vivo, ou que já tenha morrido e se eternizou, ou com a grande tábua de salvação dos alternativos, estes que não vendem, lançando-se nas redes sociais, web a fora. O que impressiona é a força destrutiva da Grande Máquina de Salsichas que se aprimora em produzir lixo em escala. O povão segue comendo este chouriço de imundices e quem ainda têm algum gosto por produções de alguma qualidade, refugia-se no passado ou migra para o mundo.
Aqui não tem mais lugar para a criação...Destrua a proa e pule no mar!
Tá vendo?




Jackson do Pandeiro - Sebastiana - MPB Especial 1972




9 comentários:

Márcia Cristina,MD disse...

Bravo,Toninho!!
Essa "máquina" está produzindo sons "inaudíveis",no sentido de que não conseguimos ouvir,mas pela má qualidade...
Agradeçamos ao que resta e vida eterna ao bom gosto!!

Anônimo disse...

Notas que nos informam com detalhes e seu toque naquela velha critica bem humorada.

Luana - bh

Anônimo disse...

Jacksoul puro!
Samba,forró e a eternidade.

Celso Lins disse...

Jackson, Paul, Caetano e a MPB adoentada;
Assuntos em notas meticulosamentes redigidas.
Da-lhe Arte Vital!
Feliz Natal para todos e que em 2013 este blog permaneça verdadeiro e belo.

Anônimo disse...

FELIZ NATAL!!!!

Anônimo disse...

O baú da MPB tem jóias, como esta.
Parabéns por explorar estas naus musicais.
Só vindo à tona, não se perderão pelos mares da vida.


Osvaldir

Anônimo disse...

FELIZ NATAL, ARTE VITAL!

Anônimo disse...

Feliz Natal e, com certeza, este DVD do mestre Jackson deve estar uma maravilha. Bom pra presentear que sabe e conhece a MPB.

Eloy

Gito Sales disse...

Muito Bom Antonio!
Abx

Postar um comentário

Diga-me algo