terça-feira, 22 de novembro de 2011

Noite estrelada em óleo sobre tela


Genialidade e Tragédia
  Por Antônio Siqueira


Vincent_Van_Gogh_Wheat_Field_with_Crows


















     Nos meses finais de 1888, dois gênios da pintura, ainda que desconhecidos em seu tempo, encontraram-se em Arles, no sul da França. Vicent Van Gogh e Paul Gauguin eram diferentes em tudo, do temperamento ao físico, só afinavam na idéia de que era preciso ir atrás do sol para que o grande astro lhes ensinasse os caminhos da pintura moderna.


     Ainda que a estadia deles juntos naquela pequena cidade não tenha chegado a ultrapassar dois meses, permeada por desavenças de toda ordem, ela foi mutuamente enriquecedora. Gogh aspirou um ar estético de Gauguin e este, ao mudar-se depois para o Taiti, levou a cabo a idéia de Gogh de encontrar algum lugar onde o sol imperasse sempre.

     Por terem sido rejeitados numa grande exposição de pintura que anualmente era realizada em Paris, um grupo um tanto irreverente de artistas decidiu-se por realizar uma mostra paralela, produzindo com ela um grande escândalo: o salão dos impressionistas, como o evento foi posteriormente batizado. Ele deu-se no salão do fotógrafo Félix Nadar, que abriu suas portas no dia 15 de abril de 1874, expondo as telas de Auguste Renoir, Edgar Degas, Alfred Sisley, Berthe Morisot, Claude Monet, e outros tantos que não conseguiram se perpetuar. De certo modo era a reedição do Salon des Refusés, que ocorrera em 1863 em razão do escândalo provocado pela tela Déjeuner sur l'herbe de Manet (1832-1883), classificada pela imperatriz Maria Eugênia como "impudica", sem que entretanto provocasse a celeuma e a verdadeira revolução que a exposição de 1874 causou. O salão de 1874 também foi filho de um movimento anterior que buscava inspiração no ar livre, liderado por Eugène Delacroix, Eugène Fromentin e Théodore Chassériau, todos eles mobilizados pela palavra de ordem "il faut sortir de l'atelier!", era preciso sair-se do atelier. A crítica os tachou de preguiçosos fabricantes de borrões para baixo e, como em tantos outras oportunidades, a palavra "impressionistas", como pejorativamente foram apelidados, tornou-se o lema da bandeira estética deles. Seja como for, a exposição de 1874 marcou o declínio da arte acadêmica e deu impulso a uma extraordinária desordem estética criativa da qual o pintor holandês Vicent van Gogh vai ser um dos maiores exponenciais.

     Provavelmente, Paul deu-se contra que a loucura de Vicent era um caso perdido. Na noite de Natal, andando pela rua, ele sentiu-se seguido. Ao virar-se para ver quem era deparou-se com Vicent, com um olhar desvairado, empunhando uma navalha. Ao ser reconhecido, desatou a correr. Paul, que já havia se mudado para um pequeno hotel, tratou de voltar para Paris. No dia seguinte, porém, ele foi avisado do desatino de Vicent. O seu amigo havia cortado parte da orelha e a enviado, enrolada num lenço, a uma das rameiras, vizinhas dele. A cama e o quarto de Vicent havia se transformado numa grande poça de sangue.

     Quem mantinha Vincent na sua intenção de ser pintor era o seu irmão mais moço Theo Van Gogh, um modesto, mas premonitório, negociante de artes em Paris, que nunca poupou um tostão sequer para ajudá-lo. Graças a intensa correspondência trocada entre eles, entre Vicente e Theo, felizmente preservada, sabe-se com detalhes da evolução da pintura de Van Gogh, bem como suas impressões gerais sobre a arte, a dele e dos outros. Pelas cartas percebe-se como Vicent era um extraordinário sensitivo, um meticuloso, captando tudo ao seu redor para transformar em arte, em maravilhas extraídas do pincel. Theo, por sua vez, jamais faltou com o irmão, sendo o único a lhe reconhecer a genialidade, apesar de Vicent não ter conseguido vender nada em vida. Ao ser chamado com urgência a Arles para socorrer o irmão mutilado, Theo, desolado, não encontrou outra solução senão interná-lo numa clínica de alienados em Saint-Rémy. Um ano e meio depois, em 1890, Vicent, num outro ataque, dos tantos que já tivera, disparou contra o seu estômago, matando-se aos 37 anos de idade. Theo, seu irmão, logo o seguiu, morreu em 1891, aos 33 anos. Ambos estão enterrados no mesmo local.



 English Version

Genius and Tragedy

In the final months of 1888, two geniuses of painting, though unknown in his time, met in Arles in southern France. Vincent Van Gogh and Paul Gauguin were different in everything from the physical temperament, only thinned the idea that you had to go behind the sun so that the big star to teach them the ways of modern painting.


     Although their stay together in that small town has not reached more than two months, permeated by all sorts of disagreements, it was mutually enriching. Aspirated air Gogh Gauguin's aesthetic and that, after the move to Tahiti, he pursued the idea Gogh to find somewhere where the sun must reign.

     Have been rejected by a large exhibition of painting that was held annually in Paris, a somewhat irreverent group of artists decided to perform a parallel exhibition, producing with it a major scandal: the hall of the Impressionists, as the event was later named . He settled in the lounge of the photographer Félix Nadar, which opened its doors on April 15, 1874, exposing the screens Auguste Renoir, Edgar Degas, Alfred Sisley, Berthe Morisot, Claude Monet, and many others that could not be perpetuated . In a sense it was the reissue of the Salon des Refuses, which occurred in 1863 due to the scandal caused by the screen Dejeuner sur l'herbe by Manet (1832-1883), classified by the Empress Maria Eugenia as "shameless", without however, cause stir and revolution of 1874 that caused the exposure. The hall of 1874 was also the son of an earlier movement that sought inspiration in the outdoors, led by Eugene Delacroix, Eugène Fromentin and Théodore Chassériau, all mobilized by the slogan "il faut sortir de l'Atelier", had to leave from the workshop. Critics pan the lazy manufacturers smudges down and, as in many other occasions, the word "impressionist" as were pejoratively dubbed, became the motto flag aesthetic them. Anyway, the exhibition of 1874 marked the decline of academic art and gave an extraordinary impulse to creative aesthetic disorder which the Dutch painter Vincent van Gogh will be one of the largest exponential.

     Probably Paul gave against the insanity of Vincent was a goner. On Christmas night, walking down the street, he felt followed. As he turned to see who was faced with Vincent, with a wild-eyed, clutching a knife. When recognized, began to run. Paul, who had moved to a small hotel, tried to return to Paris. The next day, however, he was warned of the folly of Vincent. His friend had cut part of the ear and sent, wrapped in a scarf, one of the whores, his neighbors. The bed and room Vincent had become a big puddle of blood.

     Who kept Vincent's intention to be a painter was his younger brother Theo Van Gogh, a modest but prescient, art dealer in Paris who never spared a penny to help you. Thanks to intense correspondence between them, between Vincent and Theo, fortunately preserved, it is known in detail the evolution of Van Gogh painting, as well as their overall impressions of art, he and the others. The letters is perceived as Vincent was an extraordinary sensitive, meticulous, capturing everything around you to transform into art, wonders extracted from the brush. Theo, in turn, never missing with his brother, being the only one to recognize his genius, though Vincent was unable to sell anything in life. Upon being summoned urgently to Arles to rescue the crippled brother, Theo, sorry, no other solution but to commit him to a clinic for the insane in Saint-Remy. A year and a half later, in 1890, Vincent, in another attack, many of which already had been fired against his stomach, killing up to 37 years old. Theo, his brother, soon followed him, died in 1891 at age 33. Both are buried in the same place.




5 comentários:

Sandra Britto disse...

Excelente colocação sobre a genialidade, que lamentavelmente é acompanhada de tragédias. Talvez, isto seja permitido, para lembrar ao mundo que somos apenas um sopro de vida.

Anônimo disse...

Esse artigo é a superação deste espaço! #estouabsmada

Beijo

Luana

Anônimo disse...

I love you, Vincent...
Fantastic!


Martha Sandroni

Celso Lins disse...

Eu absorvo a loucura também, mas a produção sai ilesa. Excelência de texto!

Celso

Anônimo disse...

Ficou bonito demais isso aqui, sô!
Coisa linda.
Lu

Postar um comentário

Diga-me algo