quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Reggae revive Bob Marley, trinta anos depois.


Trinta anos sem Bob Marley
Bob Marley morreu em 11 de maio de 1981, vítima de um câncer cerebral, mas deixou um legado de excelência.
Por Antonio Siqueira



Bob Eterno























Não se fala de Reagge sem falar de Robert Nesta Marley, ou Bob Marley para o mundo do carismático e envolvente Reggae. Hoje, quarta-feira, 11, sua morte completa 30 anos, mas nesse tempo todo não surgiu outro artista que tomasse seu posto de sinônimo do gênero e grande divulgador da cultura rastafári.

Nascido em 6 de fevereiro de 1945, na Jamaica, Marley começou na carreira aos 14 anos, quando saiu da escola e passou a fazer música ao lado de um cantor local, Joe Higgs. Foi nesse período que conheceu Peter Tosh, que mais tarde seria seu parceiro no grupo Bob Marley & The Wailers. Em 1966, casou-se com Rita, sua companheira ao longo de toda a vida e com quem teve cinco filhos, três biológicos e dois que eram dela, mas foram adotados por ele. Até hoje há controvérsias a respeito do tamanho exato da prole de Bob, que conta também com frutos de relacionamentos dele com outras mulheres. Foram reconhecidos como seus, oficialmente, 11 filhos, ao todo.

Dentre seus rebentos, os mais conhecidos do público são Ziggy e Damian, que seguiram os passos do pai e investiram na carreira de musical, fazendo reggae. Hoje, o culto ao ídolo continua aquecendo a indústria da música, mas o compromisso político tende a se perder entre os jovens. Nas ruas da capital da Jamaica, onde há um museu voltado para objetos e fotos do artista, a lenda de Bob Marley ainda é alimentada. Diariamente é oferecida uma excursão à Nine Miles, cidade natal do cantor, onde são vendidos suvenires de todos os tipos. Em termos gerais, a voz e a espititualidade de Bob Marley, como parte da cultura rastafári, que o apresentava como o apóstolo da cannabis, transformaram o reggae na música dos desfavorecidos em vários lugares do mundo. Assim é, por exemplo, na África, com músicos como Alpha Blondy e Tiken Jah Fakoli, um continente do reggae, como Bob Marley previa.

"Natural Mystic", "Is this Love", "No Woman no Cry" (esta um dos poucos acertos quando o assunto é versão de musicas internacionais, inseridas na musica brasileira), "Africa Herbman",  "Redemption Song", "Jamming", "I Shot the Sheriff" são as canções mais tocadas e idolatradas do ídolo dos Kayamans. Marley é a eternidade numa batida leve e suingada ao mesmo tempo.

Mas existe uma pequena lacuna na interessante história de Marley : As músicas do pai do reggae já tocam pouco na Jamaica, pois o Poder local tenta suavizar o lado comprometido de Bob Marley com as questões de liberdade e defesa dos oprimidos. A Fundação Marley lamenta a falta de eventos comemorativos dos 30 anos de morte do cantor, e afirma que sua música já não tem mais a mesma força.

A grande realidade é que o legado de Marley ultrapassou as fronteiras da Jamaica e dos países afros há quase meio século. Europeus, Asiáticos, Norte-americanos, SulAmericanos
_no Brasil, as regiões do Maranhão, Belém do Pará e Rio de Janeiro são importantes polos de atividades e cultos intensos ao reggae_ Todos; sem distinção de raça, cor ou etnia cantam, dançam e fumam o Reggae sem preconceitos ou questões sócio-culturais ou políticas. O Reggae é universal assim como a saborosa musica de Bob Marley.



Bob Marley "no woman no cry" Live - 1979




3 comentários:

Anônimo disse...

Há muito tempo não visitava seu espaço, desde os tempos de uol e muito legal vê-lo com essa qualidade!
Bob Marley deu vida a um estilo rítmico único. Parabéns pela lembrança e pela matéria.

Nana - RJ

Anônimo disse...

Bob Marley é mensagem boa,
é som do bom,
é surf,
é sol...é Rio de Janeiro!

Marcelo Poeta

Anônimo disse...

mt bom

Postar um comentário

Diga-me algo