domingo, 6 de fevereiro de 2011

O Rock de São Francisco


Counting Crows: 
Maioridade no Rock Alternativo
por Antonio Siqueira

















As maravilhas do universo alternativo que compôem certas bandas podem ser enumeradas pelo sumido Counting Crows, grupo formado em São Francisco no começo da década de 1990, pelo vocalista e compositor, Adam Duritz. Entre seus grandes sucessos estão "Mr. Jones", do álbum "August and Everything After", que é uma das músicas mais tocadas nas rádios do mundo todo, e "Accidentally In Love", que estourou nas paradas depois de fazer parte da trilha sonora do filme Shrek 2.

Assim como não devemos confundir Los Hermanos com LS Jack (os Deuses do bom gosto que me perdoem a anti-estética comparação), não devemos confundir Counting Crows com The Calling nem com qualquer uma das colossais baboseiras americanas feitas para vender. Devemos encaixá-los no time das bandas que fazem pop-rock de qualidade como Dave Matthews Band, Blues Traveler, Ben Harper, o falecido Jeff Buckley, Pearl Jam... Ok, ok... a sonoridade destas bandas é um pouco diferente uma da outra, mesmo assim todas são de grande qualidade musical - o que é raro no terreno pop americano. O Counting Crows está no time das bandas de pop-rock americanas que devem ser lembradas nos livros de história da música pop. O responsável por este fato tem um nome: Adam F. Duritz, o pulso vital e intelectual do Couting Crows

Podemos atribuir seu sumiço também ao fato de que seus discos não são daqueles que agradam de primeira. A audição dos discos do Counting Crows deve ser feita de forma repetida até que as sutilezas de cada canção sejam internalizadas. Tanto "August and Everything After", "Recovering The Satellites" e, principalmente, "This Desert Life" quanto "Hard Candy" são álbuns a serem apreciados maduramente apenas com o tempo.

O vídeo do fim de domingo dos nossos assíduos 67 leitores é da música Round Here, numa gravação em sitonia fina com o público no Pink Pop Festival 2008. Esse som fez a minha juventude roqueira valer a pena...


O Counting Crows é:


Adam Duritz - vocal principal, piano, wurlitzer, tamborin
David Immergluck - guitarra, baixo, citarra elétrica, mandolin, vocal
Dan Vicrey - guitarra, citarra, banjo, vocal
Charles Gillingham - piano, orgão, acordeon, mellotron, vocal
Jim Bogios - bateria, percussão, vocal
David Bryson - guitarra, dobro, vocal





Counting Crows - Round Here (Pinkpop 2008)






------------------------------------------------------------

Revista InvestMais 480 x 60

------------------------------------------------------------



4 comentários:

Anônimo disse...

Lembro de Mr Jones sacudindo a galera nas pistas de dança nos anos 90. Esse vídeo está maravilhoso com esse público interagindo assim, na mesma frequencia.

Post bom para saudosistas como eu, como nós.

Abraços

Eloy

Dayana disse...

O Counting Crows é muito gostoso de se ouvir,
tem uma levada pop misturada com o bom rock'n blues...isso é verdade e foi mostrado neste post com propriedade, mano! Só me confirme se essa voz que ouço na musica "acidental" do blog e do coldplay é do Celsinho!

Celso Lins disse...

Preciso mencionar algo sobre o Counting Crows aqui?

Anônimo disse...

Eu tenho uma história longa em que a trilha sonora é Counting Crows do início ao fim, amo essa banda e o Adam.
Perguntinha básica: essa gravação com musica do Coldplay; é o chato do Celso mesmo? Até que ele passa, dá pra ouvir.

Beijos

Luana Campanelli

Postar um comentário

Diga-me algo