sábado, 11 de setembro de 2010

Onde você estava na hora dos Atentados de 11 de Setembro?

The Black Tuesday 9 anos depois

Há exatamente 9 anos o mundo mudaria a sua forma de pensar, agir e sentir diante dele próprio.

Por Antonio Siqueira


O segundo Boeing se choca com a torre sul: tragédia sem precedentes na história.



O mundo humano complicou-se ainda mais, graças a uma serie de acontecimentos que antecederam e sucederam os eventos de 11 de Setembro de 2001. Exatamente às 8:30 AM,  _10:30 AM em Brasília_ o primeiro Boeing da America Air Lines se chocava contra uma das Torres Gêmeas de Manhatam. Eu acordava naquele exato momento, com Carlos Nascimento, nesta época ainda na equipe “Global” de jornalismo, anunciando que “... um mono motor acaba de se chocar contra o Word Trade Center...”. 15 minutos depois o segundo avião explodiria na Torre Sul, revelando para o mundo, a nova faceta do terrorismo islâmico.

Se não foi a maior tragédia da história, foi a de maior impacto. Tudo como o planejado; a transmissão em tempo real, simultâneas às ações dos terroristas suicidas. O desespero, o caos, pessoas correndo, forças de segurança tentando organizar resgates desesperados que custaram centenas de vidas, a queda das torres norte e sul. A destruição parcial do Pentágono. Mais de 350 bombeiros e policiais perderam suas vidas. O número total de mortos nos ataques foi 2 996 pessoas, incluindo os 19 seqüestradores. A esmagadora maioria das vítimas era civil, incluindo, cidadãos de mais de 70 países.  Além disso, há pelo menos um óbito secundário - uma pessoa foi descartada da contagem por um médico legista, pois teria morrido por doença pulmonar devido à exposição à poeira do colapso do World Trade Center.

Em 2001, Barack Obama era tão desconhecido que não havia sido citado por nenhuma publicação brasileira. Hillary ainda era apenas a mulher de Bill Clinton. Yasser Arafat liderava os palestinos. A Intifada se intensificava. Saddam Hussein vivia ignorado e enfraquecido no Iraque, sendo lembrado apenas em episódios de South Park. Um moderado, para os padrões do regime de Teerã, governava o Irã. A Síria ainda ocupava o Líbano. Fernando Henrique Cardoso estava na Presidência do Brasil. Obviamente, na Venezuela, já era Hugo Chávez. O papa era João Paulo II. Em 2001, 11 de Setembro era apenas a data do golpe militar no Chile.

Onze dias depois da queda das torres, Gore Vidal, jornalista, romancista, ensaísta e um dos principais intelectuais dos EUA; publicava seu primeiro artigo sobre os atentados. No texto “Algo de Novo na Terça-Feira Negra”, Vidal aborda temas polêmicos que conspiram contra as versões, tanto do ataque realizado pelos japoneses a Pearl Harbor, quanto o próprio 11 de Setembro. Recentemente foi chamado de “velho Gaga” em matéria de Veja, assinada por Reinaldo Azevedo. Reinaldo Azevedo, como analista internacional é um excelente hipócrita. Filhote de uma imprensa velha e mecanizada. Esse cidadão seria, numa revista séria, a última pessoa designada a comentar sobre o fato e tampouco criticar o genial romancista, respeitado em todas as línguas, etnias e raças.

Michael Moore, jornalista e repórter norte-americano, sentiu a necessidade de investigar o fato, já que havia muita obscuridade nas declarações do presidente George W. Bush. De posse de provas, documentos e depoimentos e raciocínio lógico, produziu o documentário “Fahrenheit 11 de setembro”, apresentando uma visão diacrônica que prova o envolvimento do presidente dos EUA em relações comerciais com os Bin Laden e, vai mais além, explicando que a “guerra contra o terror” era apenas uma manobra publicitária para expandir seus negócios na área de armamentos e utensílios de uso militar. O título do filme faz referência ao livro Fahrenheit 451 (233°C, que representa a temperatura que arde o papel), escrito em 1953 por Ray Bradbury, e também aos atentados de 11 de setembro de 2001, já que "11/9" se escreve "9/11" nos países de língua inglesa.

Terry Jones, pastor da pequena igreja Dove World Outreach Center, em Gainesville, uma cidade universitária da Flórida, convocou a imprensa para frente do templo, onde anunciou a desistência de fazer a grande merda do século. Não é surpresa que, às vésperas de completar 9 anos desta tragédia de proporções planetária, um imbecil irresponsável resolvesse incendiar exemplares do Alcorão em praça pública, tentando assim acender o pavio para o fim do mundo. Ele afirmara a dois meses o que faria e, uma semana atrás, intensificou as provocações. Os norte-americanos, assim como os judeus israelenses, estão sempre à procura de uma forma de destruírem suas civilizações definitivamente.

Este post é dedicado aos corajosos, Gore Vidal e Michel Moore.


Leia o artigo, Algo de novo na  Terça-Feira Negra de Gore Vidal.

58 comentários:

Anônimo disse...

Nesse dia doido eu estava chegando ao trabalho e ouvi a noticia pela CBN no meu walkman. fomos tomar café da manhã naquela padaria que vc conhece, na Rua Miguel Couto, a Segóvia. Encontrei Magno ainda fardado e no meio do café, as imagens apavorantes na tv. O Centro da Cidade parou até às 13 horas daquele dia 11/9. Um medo estranho percorreu meu estômago. Caças da Aeronáutica dava rasantes na Baia de Guanabara e até os índices de assaltos diminuiram por alguns dias. Naquela época, li o que vc escreveu no "Sentando o Cacete" e fiquei mais assustado ainda, rs. Tá tudo nos planos do destino...é isso aí. Gostei muito de ler isso aqui rs.

Abraços

André

Celso Lins disse...

O susto foi tão grande que eu tomei um dos maiores porres da minha vida. A data foi marcante sim. Enquanto eu viver, irei lembrar.

baroni disse...

Eu estava indo para escola, cabou não tendo aula. Muito boa a matéria.

Baroni

Luiz Felipe C. L. Leite disse...

Eu estava em casa, acordando e com minha mãe grudada na televisão, assistindo a queda da segunda torre.

Seria o principio da Terceira Guerra Mundial? A história provou que não, pelo menos no momento.

Excelente texto. Uma tragédia como essa, que foi mais impactante no sentido de atingir a 'maior' nação do planeta e na publicidade em torno desta, do que a que atingiu o Japão com a queda das bombas em 1945, merece ser sempre analisada e sobretudo, lembrada.

Abraços,
Luiz Felipe Leite

Magda Camila disse...

Eu estava em um lugar que refletia todo ódio do mundo islamãmico ao Estado e ao povo americano. chorei muito vendo aquilo tudo, mas é necessário lembrar. Sua abordagem foi maravilhosa!

Beijos

magda

Lidi Satier disse...

Eu era estudante de jornalismo na época e, nesse dia, voltava de uma manhã de estafante trabalho no meu estágio, onde tinha um chefe absolutamente sem noção de nada que me mandava fazer uns flyers nada a ver. Helicópteros começaram a sobrevoar a esplanada dos ministérios, caças rasgavam o céu da capital e a gente mal podia ouvir a tv na casa de minha mãe (uma vez que morávamos ao lado do Setor Militar Urbano). Eu não consegui dormir aquela noite, pensando no mundo, nas famílias e suas perdas, e na minha opção por ser jornalista.

Julio disse...

Eu estava a caminho do trabalho e me ascom assustei com as noticias que pipocavam no radio. Foi assustador mesmo!

JC

Anônimo disse...

Eu estava em reunião com o pessoal da CET RIO e encrencado até o pescoço com a minha mulher. Foi uma semana dolorosa, meu Deus!Meu camarada Antonioni, vc é FLÓRIDA!!! abraços

P.A IPLAN

Anônimo disse...

Boa tarde de domingo, meu bom Antonioni. Estou seguindo o seu blog e não estou consiguindo postar com a minha conta de e-mail. Mas vou postar como "Anônimo" e agradeço por ter mantido essa opção, já que tantos desocupados e amantes da crueldade virtual, acabam sempre nos causando problemas.

bem na hora do primeiro impacto do Boeing com a torre norte, eu estava na redação de O Dia, pois colaborava com o tradicional diário de notícias carioca. De cara, percebemos ser um atentado. De uma ousadia jamais vista. Tínhamos as velhas ameaças (representadas pela bipolaridade mundial, com a divisão entre países capitalistas e comunistas), as novas ameaças (envolvendo o narcotráfico, a migração, a pobreza e as ameaças ao meio ambiente) e, a partir do 11 de Setembro, pelo menos nos países aliados aos EUA, o medo passou fazer parte do cardápio diário de problemas. Os estadunidenses do poder alcançaram o seu objetivo. Foi o verdadeiro começo da NOVA ORDEM Mundial, que está, montada em cima da besta (como bem diz você, meu amigo; só não vê quem faz da conveniência uma aliada.

Achei que aquele dia iria marcar o começo da terceira guerra mundial o que graças à Deus não ocorreu. Em 95 tive o imenso prazer de visitar NY e retornei em 2003. Será uma mácula, uma ferida eterna.

Eu fiz muito bem lhe incentivar a escrever, meu prezado amigo. Não pensava abrir esse blog e encontrar uma matéria tão pertinente ao momento.

Abraços e lhe aguardo segunda-feira na KISS!!!

Claudio Cunha da Motta

Antonio Siqueira disse...

Obrigado pela participação de todos. Pode parecer uma pergunta inútil, porém faz parte da minha curiosidade mórbida. Para um domingo quente e seco como o de hoje, acho até válida.
Eu estava acordando no meu primeiro dia de férias daquele ano. A “Globo News” era o meu despertador diário e lembro como se fosse hoje do Âncora Carlos Nascimento, hoje SBT, narrando com desespero todo o tenebroso evento. Surpresa? Não muita. Os EUA atraíram espontaneamente essa reação, esse radicalismo doentio. E o Governo Bush fora advertido, semanas antes, pela CIA, da possibilidade real de um atentado de proporções apocalípticas contra um grande centro financeiro em seu território. Trataram a situação com descaso, como uma situação hipotética,que não necessitava ser prioridade de 1. Fiquei surpreso apenas com os novos métodos usados neste genocídio irracional. Terrorismo contra o Estado tem que ser contra o Estado Institucional, não contra o “Estado Civil”, contra inocentes. Imediatamente saí de casa, após a queda das torres e fui para o Centro da Cidade encontrar com meu saudoso amigo, Fernando Toledo. Reunimo-nos com uma roda de jornalistas porristas de respeito no Bar Brasil para tecermos nossas elucubrações filosóficas. Especulamos de tudo um pouco.

O legado do 11 de Setembro está aí: paranóia, ao menos para os norte-americanos e europeus, 25000 civis mortos, 40000 militares iraquianos foram visitar Ala mais cedo, 5500 soldados yankes desembarcaram em solo norte-americano em caixões, todo o Petróleo Iraquiano (que não é pouco, pois o Iraque é terceiro produtor mundial de óleo cru) controlado por países ligado a OTAN e o ódio ao POVO da América do Norte, que apesar de ser um povo imperialista, amoral e hipócrita, arrogante, burro, medíocre ideologicamente, é um povo trabalhador e independente.

Ainda dentro do Governo Bush, que viria durar 8 anos,a partir daquele momento, o imperialismo acirrou-se. Pode-se, com toda segurança, afirmar que o atentado às torres gêmeas veio a calhar aos objetivos imperialistas e intervencionistas de Bush e asseclas. Depois de 2001 vimos o Iraque ser invadido sob a desculpa esfarrapada de que Saddam Hussein estivesse escondendo e produzindo armas de destruição em massa. Vale a pena assistir ao documentário, “Fahrenheit 11 de setembro” de Michel Moore...façam esse bem às suas próprias convicções. O que está ali, foi provado.

Agradeço ao Claudio por sempre incentivar e ser louco o bastante para confiar a mim uma coluna em seu respeitado jornal e lhe adiantando a minha insatisfação pela escolha de um nome tão boióla para radio.

Obrigado a todos e a estrada está aí. Quem puder caminhar que a siga sem medo.

Antonio Siqueira

Anônimo disse...

Eu estava me preparando para uma manifestação com os advogados da CA de Campo Grande. A passeata foi suspensa. Todos ficamos chocados, mas consciestes dos atos de Bush. Uma lástima...

Primo, você está melhor do que nunca.

Beijos

Cristina

Unknown disse...

Eu não achava o seu endereço no blogger de jeito nenhum, como sou retardado, putz!!!!

Antonioni, eu liguei para ti na hora da MERDA, lembra? Tenso!!!

Excelente o visual do blog. Reparei que é assinado pela sua gata. Melhor ainda!

abraços saudosos

Robinho

Anônimo disse...

NÃO FOI NEM O PRINCÍPIO DA TERCEIRA GUERRA, TAMPOUCO O INICIO DA GUERRA AO TERROR E SIM O QUE O ANTONIO FRIZOU BEM NO TEXTO:..A TAL "NOVA ORDEM MUNDIAL"! CAETANO DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM A _N.O.M_ EM UMA CANÇÃO SUA DO INÍCIO DOS ANOS 90. ISSO VAI SER F...

ABS

R.I.O.B

Celso Lins disse...

Olha o Robinho aí!!!! Só mesmo assim para encontra-lo. Nós nos falamos, todos, naquele dia. Foi F...

Antonio Siqueira disse...

Robson é um homem sério, casado e pai de uma adolescente. Deixou o underground há 19 anos. Casou cedo o garoto!

Anônimo disse...

Eu estava na escola no referido dia. Lembro que o professor de história ficou louco com a notícia. Eu na época lembro que fiquei feliz, simplesmente por ver os EUA sendo atacado. Mas em uma visão mas futura, percebi que o fato não o prejudicou e apenas foi levada como sacrifício quase todas as vidas ali presentes.
Abraço meu amigo.
Julio Lessa

Antonio Siqueira disse...

Julio Lessa, meu amigo, vc é sinônimo de talento e perseverança no que se propôe fazer.

Sucesso em tudo e vida longa

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

It's actually a cool and useful piece of information.
I am glad that you shared this helpful info with us. Please keep
us informed like this. Thanks for sharing.


Here is my web page: ambien

Anônimo disse...

Great post. I was checking consantly thnis blog and I'm impressed!
Extremely useful information specially the last part :
) I care for such info a lot. I was looking for this certain information for a long time.
Thank you and best of luck.

My webplage :: adderall

Anônimo disse...

For newest news you have to pay a visit the web and on web I found this site as a finest website for latest updates.


Here is my website; adderall

Anônimo disse...

I really like your blog.. very nice colors & theme.
Did you design this website yourself or did you hire someone to do it for
you? Plzz respond as I'm looiking to construct mmy own blog and would
llike tto find out where u got this from. cheers

Review my blog post - hydrocodone

Anônimo disse...

Hi there, You have donne an incredible job. I will certainly dighg it and perrsonally suggest to mmy friends.
I'm sure they'll bbe benefited from this site.


myblog post - adderall

Anônimo disse...

Wow, marvelous blog structure! Hoow long have yoou
ever been blogging for? you made blogging look easy.
The entire look of your web site is fantastic, as neatly as the content
material!

Here is my blog: adderall online

Anônimo disse...

Please let me know if you're looking for a article writer for your site.
Youu have some really gopod articles and I think I woupd be a goood asset.
If you ever wabt to take some oof the load off, I'd love
to write some articles for your blog in exchange for a link back
to mine. Please semd me an email if interested. Cheers!

Also visit my page: adderall

Anônimo disse...

Hmm is anyone else encountering problems with the pictures
onn thhis blog loading? I'm trying to find out if its a problem on my end
or if it's the blog. Any feed-back would be greatly appreciated.


Also visit my site - adderall

Anônimo disse...

Excellent weblog right here! Also your weeb site a lot
up fast! What host are you using? Can I am getting yyour affiliate hyperlink for your host?
I waznt my web sie loaded up as fast as yours
lol

My web blog ... adderall

Anônimo disse...

you aare in reality a good webmaster. The website loading pace is incredible.

It sort of feels that you're doing any unique trick. Furthermore, The contents are masterpiece.
you've done a fantastic job in this matter!

Feel free to surf to my webpage ... adderall

Anônimo disse...

Hello, i read your blog from time too time and i own a similar one and i was just curious if you get a lot of pam feedback?

If sso how doo yoou prevent it, any plugin or ahything you can suggest?
I get so much lately it's riving me maad so any support is vety
much appreciated.

Feel free to visit mmy webpage; hydrocodone

Anônimo disse...

you're in reality a good webmaster. The web site loading pace is incredible.
It kind of feels that you are doing any distinctive trick.
In addition, The contents are masterpiece. you have done a wonderful activity on thios topic!



Review my website :: Cialis

Anônimo disse...

Awesome things here. I am very glad to look your post.
Thank you a lot and I am having a llook ahead to touch you.
Will you kindly drop me a mail?

My blog; Cialis online

Anônimo disse...

Wow, awesome blog format! How long have you been blogging for?
you msde running a blkog look easy. The total look of your webb site is magnificent,
llet alone the ontent material!

My site ... Cialis

Anônimo disse...

I loved as much as you'll receive carried out right here.
The sketch is attractive, your authored material stylish.
nonetheless, you command get bought an shakiness over that you
wish be delivering the following. unwell unquestionably come further formerly again
since exactly the same nearly a lot often inside case you shield this
hike.

Feel free to visit my web pagee - CIALIS

Anônimo disse...

It's a pity you don't hav a donate button! I'd certainly
donate to this superb blog! I guess for now i'll settle for book-marking and adding your RSS feed
to myy Google account. I look forward to fresh updates and will talk about this blog with my Facebook group.
Chat soon!

Here is my site Cialis Online

Anônimo disse...

I will right away snatch your rss as I can't find our
email subscription hyperlink or newsletter service.
Do you've any? Kindly permit mme recognize so that I may subscribe.

Thanks.

Here is my homepage; Cialis online

Anônimo disse...

Good post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon on a daily basis.
It will always be interesting to read articles from other writers and practice a little
something from their sites.

my webb page; Cialis Online

Anônimo disse...

This post offers clear idea in favor of thhe nnew visitors of
blogging, that really how to do blogging.

Feel free to surf to my site - Cialis

Anônimo disse...

Hello to all, how iis everything, I think every one
iss getting more from this website, and your viewws are nice in support of new visitors.


Check out my blg Cialis Online

Anônimo disse...

Howdy! Someone in my Myspace groiup shared this website with us so I came to look it
over. I'm definitely enjoying thee information.

I'm bookmarking and will be tweeting this to my followers!
Wonderful blog and excellent design and style.

My site - Cialis

Anônimo disse...

I've been exploring for a bit for any high-quality articles or weblog
posts on this kind of space . Exploring in Yahoo I finally
stumbled upon this web site. Reading this info So i'm happy to exhibit that I've an
incredibly excellent uncanny feeling I came upon just what
I needed. I so much surely will make certain to don?t forget this website
and provides it a glance on a constant basis.

My web site - Klonopin

Anônimo disse...

I like the valuable information youu supply in your articles.
I will bookmark your blg and check again
right here frequently. I am relatively sure I will learn
a lot of new stuff proper right here! Good luck for the next!


Also visit my web blog: Cialis Online

Anônimo disse...

I used to be abke to find good information from
your articles.

Look into my webpage :: Cialis Online

Anônimo disse...

Wonderful goods from you, man. I have understand your stuff previous to
and you're just extremely excellent. I actually like what you have acquired here,
really like what you arre saying and the way in which you say it.

You make it entertaining and you still take care of to keep it wise.

I can not wait to read far more from you. This iis actually a terrific
site.

my web blog; Cialis Online

Anônimo disse...

This blog was... how do I say it? Relevant!! Finally
I have found sonething that helped me. Cheers!


Takee a look at my homepage ... viagra online

Anônimo disse...

Article writing is also a excitement, if you be acquainted with after
that yyou can write or else it is complex to write.



Also visit my site - viagra

Anônimo disse...

Awesome article.

Here is my blog post viagra

Anônimo disse...

Hello very nice site!! Man .. Excxellent ..
Amazing .. I'll bookmark your web site and take the feeds also?
I amm happy to seek out so many helpfl info right here in the publish, we need work
out extra strategies oon this regard, thank yoou for sharing.
. . . . .

my web-site Cialis Online

Anônimo disse...

There's certainly a lot to know about this issue.
I love all the points you made.

Feel free tto surf to my web site; Cialis

Anônimo disse...

I think the admin of this web site is actually working hard in favor
of his site, as here every information is qualiry based material.


my homepage - Cialis

Anônimo disse...

A personn essentially help to make seeverely articles I might state.

This is the very first time I frequented your web page and so far?
I surprised with the analysis you made tto create this particular submit amazing.

Woneerful job!

my web site ...ambien

Anônimo disse...

I like what you guuys are usually up too. Such clever work and exposure!
Keep up the excellent works guys I've added you guys to blogroll.


Feel free too visit my webpage viagra

Anônimo disse...

Very nihe post. I simply stumbled upo your weblog and wished too mejtion that
I have really loved browsing your blog posts. After all I will be subscribing for your rss feed annd I am hoping you write once more soon!


Feel fre to visit my website ... viagra online

Anônimo disse...

When I originaally left a comment I seem to have clickerd
on thhe -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on
whenever a comment is added I gget four emails with the same comment.
Therfe has to be an easay method you can remove me from that service?
Thanks a lot!

my blog - Cialis Online

Anônimo disse...

Helo there! I couhld have ssworn I've been to this site before but after reading through some of
the post I realized it's new to me. Anyways, I'm definitely glad I found it and I'll be book-marking
and checking back frequently!

Here is my blog; Xanax

Anônimo disse...

Yes! Finally someone writes about .edu AND "trackbacks(3)"+"Powered By Wordpress"
AND golf now.

Feel free to visit my page ... hydrocodone

Anônimo disse...

I don't even know how I ended up here, bbut I thought this post was
good. I do not know who you are but certainly you're going to a famous blogger if you
are not already ;) Cheers!

Feel free to surf to my website: Klonopin

Anônimo disse...

I love your blog.. very nice colors & theme.
Did you design this website yourself or did you hire
soeone to do it for you? Plz answer back as I'm looking to design
my own blog and would like tto know where u got this from.
thanks

Feel free to surf to myy wsblog - Xanax

Anônimo disse...

14 ANOS!!!
ESTAVA NA PRAIA PESCANDO. Loucura!

Eloy

Postar um comentário

Diga-me algo