quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Notas Vitais - Por Antonio Siqueira

Fenômeno estranho, porém real


Acho, há tempos, que o fenômeno Lula deveria ser motivo de estudos, palestras, teses e outras "antropologilancias". É algo passível de reflexão, de um pensamento profundo e que já está mexendo com a cabeça de gente que pensa. Gente como Arnaldo Jabour, por exemplo. Jabor abordou o tema em sua resenha das terças-feiras, no Caderno de Cultura do Jornal O Estado de São Paulo no perfeito e lúcido texto; Lula é um Fenômeno Religioso.

De um lado, temos a candidatura Dilma Rousseff. Inteiramente novata em campanhas eleitorais nacionais, talvez tenha sido escolhida pelo presidente Lula num gesto de vaidade. Seria a prova de que sua extraordinária popularidade é fato...é real. Gerada por um eleitorado mal alfabetizado, como ele próprio, e apolitico. Poularidade essa, gerada por uma politica de assistêncialismo, uma elegia, uma odê à esmola, o que representa o nosso dízimo público.

Um fenômeno complicado de se explicar


Lula parece ir além: está mostrando o poder de transferir a sua popularidade para quem bem entender. Até mesmo para uma mulher. Está certo que no mundo de hoje, mulher chefiando governo deixou de ser raridade no planeta. No Brasil, fora um ou outro caso regional, é experiência inédita. Em princípio, bem-vinda.



Barraco no feudo

Moradores de quatro edifícios da Rua Timóteo da Costa, no Alto Leblon, entraram com ação conjunta contra um morador da Rua Codajás, no Jardim Pernambuco, que há um ano joga gelo ou ovos, ou o que estiver sobrando na geladeira, nas janelas dos seus vizinhos. Os sobrenomes envolvidos são poderosos, o IPTU dos barraqueiros é altíssimo, e nada foi resolvido até agora, apesar das queixas registradas na 14ª DP. O advogado dos reclamantes é Técio Lins e Silva. Que coisa, não?


Dica para minha amiga

Ela deve saber, mas não custa tocar no assunto, aproveitando o adendo para incrementar a agenda cultural do Arte Vital: Em comemoração aos dez anos da Escola Portátil de Musica, o instituto Casa do Choro e a Funarte apresentam o V Festival Nacional de Choro, que vai acontecer entre outubro e novembro, com oficina para novos músicos em Belém, Belo Horizonte, Brasília, São Luiz e Porto Alegre. Confirmando as datas, postarei neste blog, certo minha querida Áurea Alves?



Estréia nesta sexta-feira a continuação de Wall Street

"O Dinheiro Nunca Dorme": estréia mundial nesta sexta-feira











Gordon Gekko, o lendário vilão de Wall Street vivido por Michael Douglas, deixa a prisão após cumprir sentença de oito anos por fraudes e lavagem de dinheiro. O ano é 2001. Do carcereiro, recebe de volta um celular "tijolão", um relógio de ouro Cartier, um anel de brasão, uma carteira (sem dinheiro) e uma gravata de seda, relíquias de seu passado glamoroso. Do lado de fora, ninguém o espera. Envelhecido, maltratado, despido de poder, tem um caminho sombrio pela frente e muitas reconsiderações.

O novo filme de Oliver Stone, "Wall Street - O dinheiro nunca dorme", tem estreia mundial nesta sexta-feira, 23 anos após o estrondoso sucesso de "Wall Street - Poder e cobiça" cunhar o bordão "greed is good" (ganância é bom). Os tempos são outros para Wall Street, e também para Michael Douglas, que, aos 65 anos, luta contra um câncer na garganta.

Essa é a grande dica para o weekend, meus diletos leitores!

O prazer me chama; pudim de leite!!!

10 comentários:

Unknown disse...

Mas é claro que estarei no cinema amanhã assistido Wall Street - O dinheiro nunca dorme. estava louco e ansioso à espera!

Quem são os poderosos que trocam ovadas, Antonio, rs?

O Lula é esse fenômeno, essa irônia do destino que vc descreveu em sua nota sim. Só que eu o acho mais perigoso do que parece, cara!

Abraços com muita saudade

Robinho

Celso Lins disse...

Antonio

Li os textos sobre Lula e a Mídia, redigidos pelo Cunha e fiquei bastante preocupado. Como você vê os últimos acontecimentos em relação à liberdade de imprensa?

Antonio Siqueira disse...

Não vejo com preocupação, mesmo por que não há, na minha mais íntima opinião, as mínimas condições de uma intervenção militar do Estado na atual conjuntura política e social no país, Celso. Para falar a verdade, acho que seria excelente, pois assim o PT cavaria de forma definitiva a sua própria sepultura e iria de vez para o limbo político dos medíocres. Seria ótimo! O estopim, a detonação de uma “ogiva” que parece apenas aguardar ansiosa a sua detonação derradeira. E você, meu bom Celsito, sabe a que me refiro.
Lula é um falastrão, uma aventura que deu certo, bem sucedidapopulista e só. Infelizmente as boas intenções do Betinho deram nisso.

Abraços

Julio disse...

Se não puder publicar, tudo bem; ESSE LULA É UM SAFADO e essa Dilma...nem vou falar...

CALEI!!!

Antonio Siqueira disse...

A tribuna aqui é LIVRE, meu jovem!

Lidi disse...

Na era FHC, a gente reclamava porque ele fez o pior governo de que se tinha noticia em relacao a educacao, a criacao de novos postos de trabalho e aos problemas sociais do Brasil. Tudo bem que ele ACABOU com a inflacao no Brasil, mero detalhe, Deus salve o Sarney... ai vem o Lula que, analfabeto-tal-e-etc, mudou a piramide social desse pais com um projeto fabuloso de redistribuicao de renda e que investiu pesado na educacao, principalmente a de nivel superior (coisa que o "professor" que o antecedeu nao fez). A velha midia gritava: o Brasil vai afundar nas crises mundiais por causa do Lula. Fato eh que o Brasil foi o unico pais que NAO afundou. E a gente bla bla bla, e a velha midia agora brada por uma nova ditadura (KKKKKKKK), a classe media ta doida pra que isso aconteca (provavelmente soh pra poder dizer: viu, eu falei). Soh que, infelizmente para eles, a constituicao de 1988 ta em PLENO vigor, e eu nunca vi um brasileiro rasgar dinheiro (as pessoas acham mesmo que algum governo colocaria o crescimento economico do Brasil em cheque so pra "dar um golpe"?KKK). Hoje eh que ano (?), 2010, ne? Os militares sao uma beata caquetica de uniforme. Mane golpe o que, gente! Ditadura de brechó. Vamos sair dos anos 60, por favor, ne? Os Brasil teve, sei la, 110 anos de governo de direita, e 8 de esquerda, e todo mundo se inflama porque mais 4 vem ai (eu preferia a Marina, mas ja que eh Dilma, boa sorte pra ela!). Vamos ver as coisas um cadinho mais como um sistema e deixar a historia se desenrolar. E pra finalizar (sao 7.11 da manha de domingo aqui na China e eu tenho que tentar dormir): o Jabor nao eh uma cabeca pensante nao, eh apenas um boçal vociferador de ironia e de frases de efeito que ganhou um espaço na velha midia ridiculamente desproporcional a seu talento. Tive o desprazer de assisti-lo algumas vezes durante a famigerada faculdade tabajara de jornalismo. Nhe nhe nhe pra ele. Cabeca pensante nao, apenas um figado inflamado. Desculpa ai o tamanho do comentario, amigo Antonio! A gente se fala pelas nets da vida. Beijao!

Luiz Felipe Leite disse...

Antonio, como lhe disse no msn. É completamente absurdo o presidente da república se comportar mais como porta voz de um partido em especial, do que representante máximo de uma nação. Digno de país periférico!

Forte abraço!

Magda Camila disse...

O que é nauseante, não só no Governo Lula, mas em todos os governos passados é a questão do salário mínimo. Tornou-se uma cultura estipular valores tão medíocres. Cultura da miséria permitida e consentida e não foi diferente no Governo deste Pavão Emplumado e, ao mesmo tempo, deselegante. Logo ele que, segundo o próprio, veio da pior das pobrezas. Quando virou vagabundo, deve ter tido uma inversão de valores. Esse homem fuma um charuto que alguns executivos que conheço, não consomem até pelo alto custo.

Sou empresária há 20 anos e nunca paguei e ou pagarei salário mínimo em minhas empresas.O PIB do país é alto, o produto dos impostos comerciais são altíssimos, mesmo por que, os impostos são absurdamente altos para se mater uma empresa funcionando, por mais micro que ela seja. Com o que a União fatura, daria para repassar esses valores como incentivos fiscais, afim de promover uma melhora na remuneração de quem rala e faz o país avançar. Conheço a imensa maioria dos pequenos empresários que pagam pouco mais que o piso salarial, pq não tem outra maneira. Lula e sua equipe são CRUÉIS como todos que passaram pelo poder desde o Golpe de 1964. Que país é este? Que Presidente é este? Que candidata maldita é essa? Que povo é este que não enxerga o óbvio?

Só não falo mais aqui por pura falta de tempo, meu lindo amigo.

Vamos votar com o mínimo de consciência cívica! Viva o Brasil! Morte aos miseráveis o arrasaram socialmente ao longo de décadas.

magda camila

Antonio Siqueira disse...

Magda

Não tenho como não enaltecer o seu comentário. Sei que sou suspeito para tecer qualquer comentário sobre ti. Mesmo assim, vida longa e parabéns por ser quem és e obrigado por voce existir.

Magda Camila disse...

Obrigada, meu lindo!!!
Escrevi esse texto revoltadíssima e pequei na digitação. Mas é isso aí, Antonio. Qurem assistiu com atenção o debate de ontem na Rede Record deve ter se indagado se vale a pena manter essa política assistencialista feita de forma irresponsável.

Quero falar com você pessoalmente...liga pra mim ou eu te ligo

Beijos

Postar um comentário

Diga-me algo