sexta-feira, 2 de julho de 2010

Tragédia anunciada...

Tragédia Felipesca na casa de Madiba
Por Antonio Siqueira


















        E seguimos pagando o preço pela insistência de certos treinadores em “passar a mão na cabeça” de alguns atletas que trazem para si as mazelas de uma sociedade tirana e vampiresca.  Simplifiquemos isso, pois os ânimos hoje, estão sensíveis: Lugar de MALUCO é no hospício e lugar de bandido é na cadeia . Esse comportamento “paternalista” (ou promíscuo) já ultrapassou os limites da paciência e do bom senso de quem ainda PENSA racionalmente. É torturante! Fico com pena mesmo é das nossas crianças. Elas criam expectativas e acabam chorando copiosamente em nossos braços. Ao menos, a campanha da dupla Lula-Dilma não terá a, antes possível, conquista dessa copa do mundo como adendo para a eleição e continuação do PT no comando do Estado Brasileiro. E isso faz uma diferença enorme para quem precisa do populismo para obter êxito em uma eleição presidencial. Pena que foi na Copa do Madiba e no estádio que leva o nome do maior homem dos séculos XX e XXI. Nelson Mandela se identifica demais conosco e para mim é motivo de tristesa.

        O que falar do jogo em si? Que o Brasil entrou em campo como o mesmo “salto alto” da copa anterior? Sim. Pecou por excesso de confiança mais uma vez. Quebrou uma pequena escrita, também. Nos últimos dois títulos, tanto o de 1994, quanto o de 2002, os atletas que fracassaram nas edições anteriores, triunfaram nos anos seguintes. Aprenderam a lição, tornaram-se profissionais experientes e puseram suas cabeças nos devidos lugares. Focaram um objetivo único e o alcançaram. Credito sim, esta derrota, à atitude irresponsável e meliante de Felipe Melo. As coisas já estavam ruins e piores foram ficando na medida em que o segundo tempo avançava.





  
Felipe Melo, deseliquilibrado e fanfarrão



               Que Kaká não era nenhum gênio que resolveria as coisas de uma hora para outra, eu já sabia, acho que todos sabíamos. Kaká ganhou uma copa e jogando apenas dois jogos.  Disputou outra, a de 2006 na Alemanha, com a responsabilidade de um “Pelé” e se apagou. Ele é um jogador aplicado, eficiente, veloz e de certa forma, técnico. Porém, nunca foi um gênio diferenciado, que entraria para a história do futebol mundial como a grande pérola deste esporte. Muita cena, muito merchan, muita pompa em circunstancias que a seriedade e a disciplina são palavras de ordem. Bonitos rapazes; Kaká e Cristiano Ronaldo. O futebol mesmo, fica em segundo plano na passarela das vaidades.








Kaká. Fora de forma e amargando outra eliminação


           A Holanda jogou com inteligência extrêma e frieza européia a começar pelo seu tecnico, o lúcido Bert van Marwijk. Foram os ingredientes básicos para a vitória laranja. Aguentaram firme a pressão na fase inicial. O Brasil jogou bem nos primeiros minutos, mas perdeu preciosas oportunidades de fechar o primeiro tempo com pelo menos 3 gols de diferença. Numa Copa do Mundo isso é pecado mortal. A Holanda reagiu bem no segundo tempo e conseguiu uma bela vitória com dois gols de  Wesley Schneider. Bem mais eficiente no jogo de hoje que o seu maestro, Robben. Este não rende bem espaços curtos e só chuta com a perna esquerda. Limitado, de certa forma.

         Admiro o futebol holandês à décadas e ficaria muito satisfeito se esse mundial fosse conquistado por eles. Até mesmo por que enfrentaram o fantasma brasileiro e o espataram com competência. Devem ter recebido uma eventual visita de Cruyff que ontem declarou para o mundo que “essa seleção brasileira não representava nada, perto das outras anteriores” e que "não pagaria um centavo para assistir este time atual do Brasil". Talvez ele esteja certo. Pena que o babaca não ganhou sequer um "mísero" mundial para dar um pouco de moral às suas declarações infelizes. Gênios também falam asneiras.

        Enquanto torcedores e dirigentes mal intencionados, acharem que criaturas bizarras como Dunga podem treinar uma seleção brasileira e que DELINQUENTES como Felipe Melo e Adriano, entre outros lixos; são atletas magníficos, essas tragédias se sucederão e por muito tempo.

 Até 2014, se o calendário Maia assim permitir.



*"O amor não te deixa perdido e paralisado, sem saber pra onde ir. O nome disso é seleção brasileira. Amor é outra coisa." (Áurea Alves, minha amiga e torcedora bem humorada)




7 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plênamente, mas Kaká é craque!!!

André

Celso disse...

Mas quem disse que kaká era gênio? Galvão Bueno? Luciano do Valle? hehehehehehehehehe...nós vivemos de acordo com a mídia e isso é foda! Quero comer rabanadas...

Celso Lins, muito PUTO!

Anônimo disse...

Até então a nossa Seleção ainda não havia sido testada nessa Copa do Mundo... no entanto, eis o que o termômetro registra.

Faltou à seleção toque de bola, inteligência tática, capacidade de enxergar o momento de desacelerar o jogo e esfriar os ânimos dos holandeses.
Em suma, faltou o tão decantado camisa 10. Faltou um jogador capaz de uma jogada mais refinada do que o contra-ataque,a correria,o jogo no erro do adversário. Faltou aquele que pudesse pensar quando não houvesse opções óbvias.
Faltou também banco de reservas. Não havia opção para o titular que estivesse mal ou se machucasse. Daniel Alves foi pálido perto de Elano, que merecia ter tido melhor sorte nessa copa.
E tudo isso recai sobre o Dunga, que pra mim não é um bom treinador, se o será no futuro, não sei. Hoje,não é.
Criou um padrão de jogo? Sim, criou. Um esquema extremamente simples, que qualquer iniciado nas quatro linhas compreende perfeitamente e sabe como desarmar. O Brasil era uma equipe de jogadas óbvias e muito previsível, além de estar cheia de jogadores de nível bastante inferior ao que se deveria esperar de uma seleção pentacampeã.

Antonio Siqueira disse...

O Kaká é excelente, mas sem substituto imediato e natural. Cara, isso ficou visível. Ele se arrastou hj e deu dó.

Antonio Siqueira disse...

Concordo com o amigo(a).

Anônimo disse...

Passei por aqui de novo para asistir aos videos e li o comentário excelente acima.
As coisas recaem sobre o Dunga, com certeza. Mas mesmo com toda a dureza desse cara, as declarações dele na sala de imprensa. eu sempre achei o Felipe Melo um equívoco, mas realmente não deveríamos culpar ninguém. Foi um segundo tempo para esquecer e um mundial para curtir o ressurgimento da força da Celeste. Aliás, o penalty do LOCO,rs...foi de matar! Esse "maluco" vai chegar aqui no Rio tirando uma onda!!!!

André

Anônimo disse...

Estou na porta da delegacia e tenho material bo sobre o caso da Elisa, sobre o caso BRUNO. Posso usar o material dessa sua publicação para o tema do programa?

Postar um comentário

Diga-me algo