quarta-feira, 28 de julho de 2010

Compositores vivos dão o tom da grande musica universal...

Música Contemporânea: 
O casamento do clássico com o tecnológico
por Antonio Siqueira


High Tech e de Qualidade














        Como seriam as composições de Johan Sebastian Bach se fossem criadas em pleno final do século 20? Com certeza, algo muito próximo do que se convencionou chamar Música Contemporânea. Pois, assim como Bach inovou utilizando a tecnologia do período barroco para criar o cravo bitemperado, os compositores de hoje utilizam a tecnologia atual para criar suas composições.

       Música contemporânea é um segmento da música clássica nos dias de hoje, feita por compositores vivos. Existe A adaptação da música clássica num mundo de computadores, Internet e informática é a música contemporânea. Os compositores utilizam toda essa tecnologia atual em seu favor, sintetizando vozes, manipulando sons no computador, utilizando sons da natureza ou do cotidiano para criar música, arrancando sons dos mais insólitos objetos ( exemplo do grupo mineiro de musica instrumental contemporânea, UAKTI). A música é algo constante.

       Com as novas descobertas e o avanço dos estudos de física dinâmica e mecânica desenvolveram-se os instrumentos de sopro. Também graças aos avanços tecnológicos as viagens ao Oriente foram possíveis, trazendo maior valorização da percussão e incluindo instrumentos como marimba, xilofone e sinos às composições. O mesmo aconteceu nas viagens para a África. O corpo de instrumentos na orquestra sinfônica aumentou, assim com a diversificação musical e a possibilidade de variação. Com o desenvolvimento da eletrônica na década de 10 já surgiam os primeiros instrumentos elétricos, e nos anos 30 já havia a guitarra elétrica e o teclado. Chegamos à nossa época, de informática musical, com um aparato instrumental evoluído e a arte utilizando o conhecimento tecnológico e científico como suporte para um meio de expressão. Musica contemporânea é pura evolução.

        A estranheza que essa afirmação pode causar deve-se a pouca penetração da música contemporânea entre a população. Por ser uma música experimental de vanguarda, ela fica fora do repertório das emissoras de rádio e TV.Os próprios compositores se encarregam da divulgação, realizando festivais de música contemporânea, encontro de artistas e intercâmbios de informação.

       No Brasil existem várias bibliotecas de divulgação de música contemporânea. Todo ano, em agosto, há o maior evento de música contemporânea do país, o Festival de Música Nova, em São Paulo. Sem contar os muitos compositores nacionais reconhecidos mundialmente, como Almeida Prado, Jorge Antunes, Sérgio Freire e Mariza Rezande. E gente muito boa, mas que ainda não têm o reconhecimento merecido como o Maestro e excelente compositor e multi instrumentista Dery Nascimento que acaba de lançar o seu HotSpot Projet   na companhia de participações luxuosas de grandes musicos como Cláudio Venturini. Uma turma que faz música contemporânea de extrema qualidade e há décadas.

       Música contemporânea é uma música que está se construindo, cavando novas possibilidades com a preocupação de ser instrumental e instigante. É a evolução natural da música clássica, de mãos dadas com a tecnologia.

Imagem: Celso Lins



4 comentários:

Celso disse...

Maravilha de texto e sonzaço do Dery!

Anônimo disse...

Visão perfeita da revolução musical do sec XXI. Você transmite bem esse universo. O melhor dos mundos!

Paschoal

Anônimo disse...

Muito legal

Luana BH

Anônimo disse...

Esse texto valoriza a história da musica.

Alan

Postar um comentário

Diga-me algo