domingo, 4 de julho de 2010

Eu sou você amanhã....


Brasil e Argentina 
viveram tragédias semelhantes
Por Antonio Siqueira














       E não tenham dúvidas de que os dois trágicos finais tiveram como temprero principal, a teimosia de seus técnicos, Dunga e Maradona. O primeiro esqueceu as ferraduras em casa e primou pela grossura. O segundo é um falastrão dado à fafarronices que beiram o ridículo, como a promessa de ficar nú no Centro de Buenos Aires.
   
       Depois de cinco vitórias seguidas em amistosos preparatórios para o Mundial em 2010 - incluindo um 1 a 0 sobre a Alemanha, futura algoz argentina na Copa - Maradona chegou para a competição bem mais tranquilo. Apesar da campanha irregular nas Eliminatórias, a Argentina era vista como uma das favoritas ao título mundial, e o treinador tratou a imprensa de forma cordial durante as entrevistas na concentração em Pretória.

        Ao contrário das farpas de Dunga dirigidas aos jornalistas e do regime totalmente fechado imposto nos treinos da Seleção, Maradona seguiu pelo caminho inverso. Abriu a maioria das atividades da Argentina e até liberou o sexo na concentração - fato ironizado pelo técnico brasileiro, que argumentou que "nem todo mundo gosta".

        Dentro de campo, os dois treinadores também tomavam rumos diferentes. Na primeira fase, o Brasil só teve uma atuação convincente: a vitória por 3 a 1 sobre a Costa do Marfim, na segunda rodada. Os 2 a 1 sobre a Coreia do Norte na estreia e o empate sem gols contra Portugal não animaram em nada a torcida, mas os resultados garantiram a liderança do Grupo G.

        Enquanto isso, a Argentina era apontada como uma das sensações do Mundial. Em três partidas no Grupo B, três vitórias sobre Nigéria, Coreia do Sul e Grécia. Porém, chamava a atenção a fragilidade da defesa, exposta pelo esquema tático ofensivo de Maradona. Nas oitavas de final, o time passou pelo México por 3 a 1, enquanto o Brasil encontrou ainda menos dificuldades contra o Chile: 3 a 0.

       Então, vieram as quedas. A sétima derrota de Dunga no comando da Seleção aconteceu em 2 de julho de 2010, para a Holanda, de virada, por 2 a 1. A sétima derrota de Maradona veio no dia seguinte: perdido na defesa, o time argentino foi massacrado pela Alemanha por 4 a 0. A passagem do ex-volante pelo comando do Brasil se encerrou com números expressivos, mas uma derrota crucial; a do "Deus" argentino pode ter acabado de terminar da mesma maneira.


E a Fúria Espanhola avança para a praia

        E a Fúria vai incorporando dramas épicos em sua trajetória na Copa da África.  Espanha e Paraguai protagonizaram um jogo marcado por cinco minutos eletrizantes durante o segundo tempo e um sufoco inacreditável para sair o primeiro gol, a favorita Espanha sofreu muito, mas conseguiu passar pelo Paraguai, por 1 a 0, no Estádio Ellis Park, e avançou às semifinais da Copa do Mundo pela primeira vez em sua história.



Os candidatos a artilheiro do mundial são:


 





5 gols
David Villa - Espanha


4 gols
Miroslav Klose - Alemanha
Thomas Müller - Alemanha
Gonzalo Higuaín - Argentina
Róbert Vittek - Eslováquia
Wesley Sneijder - Holanda (Países Baixos)

3 gols
Luís Fabiano - Brasil
Landon Donovan - Estados Unidos
Asamoah Gyan - Gana
Diego Forlán - Uruguai
Luis Suárez - Uruguai


Imagens:
Portal G1


5 comentários:

Anônimo disse...

O cara tem uma visão de gol impressionante!

André

Magda Camila disse...

Estou torcendo pelo Uruguai.

magda camila hellal dib

Anônimo disse...

Não precisa aceitar...

Sobre o caso Bruno e a sua gangue: assassinos FRIOS e COVARDES, não sei se irá postar algo neste espaço...
a minha indignação é tamanha que chega a me dar NÁUSEA. Penso que NÃO podemos e NÃO devemos perder a capacidade de nos indignarmos com esse tipo de bárbarie.

Antonio Siqueira disse...

Foi publicado e o espaço está aberto para debates.

Anônimo disse...

Esse cara é monstruoso. Um perigo entre nós.

André

Postar um comentário

Diga-me algo