segunda-feira, 28 de junho de 2010

De Miroslav a Lucio; uma rodada muito animada...

Super Lucio
Por Antonio Siqueira










        Não seria demais dizer que Lucio e Juan formam uma das maiores duplas de zagueiros da história das Copas e, talvez, de todo o futebol mundial. Lucio evoluiu e muito, trata a bola com respeito, é um dos melhores preparos físicos do mundial e, aos 32 anos, é o capitão da seleção brasileira. Lucio transforma-se a qualquer hora do jogo, num quarto atacante, infernizando a já não fácil vida dos zagueiros que enfrentam o Brasil. Hoje contra o Chile, ele abriu espaços preciosos na defesa adversária e acabou contribuindo muito, para o resultado do jogo. Copa do Mundo é assim: ou você resolve rápido (podendo fazer isso) ou volta pra casa mais cedo e com aquela dor de cotovelo. E foi o que o time do Brasil fez hoje, a exemplo da Alemanha, que despachou ontem os inventores do futebol com frieza tática e, pasmem: muita habilidade. É a melhor seleção alemã, desde a Copa de 1974, com certeza.

        Lampard fez um golaço! Do meio da rua, mandando um petardo que acertou o travessão. A bola quicou dentro do gol e saiu, mas nem o assistente, tampouco o árbitro não validaram o lance. Era o troco dado pela história 44 anos depois. Relembrando: em 1966, na final, Hurst deu um chute muito semelhante. A bola quicou em cima da linha e voltou para o campo, mas o gol foi validado. Era o contrário, a chamada justiça, ainda que tardia.



       E a Inglaterra foi envolvida no contra-ataque mais mortal da Copa 2010. E o mais curioso é  que o Miroslav Klose é quem anda buscando jogo para o bombardeio fatal. Interessante como alguns jogadores evoluem com a idade. O Miroslav era muito ruim de bola!




  










       Meu querido Rodrigo Cabañas, Jornalista de Valdívia, província localizada ao sul do Chile, e grande amigo deste blog, contou-me, por telefone : "o Chile saiu para atacar o Brasil e foi goleado. Juan, Luís Fabiano e Robinho acabaram com o sonho de Marcelo Bielsa e seus pupilos". Com todo respeito, Rodrigo, mas o Bielsa é maluco mesmo, amigo... E baba!

"Se algo pode dar errado, dará" ou ainda "Se algo pode dar errado, dará errado da pior maneira possível, no pior momento possível".


       Brincadeiras à parte, Marcelo Bielsa evoluiu muito, também. Seus times agora, têm cara e padrão jogo. Bielsa ficou em terceiro nas eliminatórias e acabou com um jejum de 48 anos sem vitórias chilenas em Copas. Porém, topar com esse Brasil aí, é pedreira e das grossas. E Luiz Fabiano pouco jogou. O nome do ataque foi Robinho e Kaká está voltando à forma ideal. Kaká em forma lembra Johann Cruyff em suas arrancadas. Óbviamente que Kaká não tem a habilidade do holandês endiabrado que ganhou tudo que disputou, menos uma "mísera" Copa do Mundo. Bem; Zico, Di Stefano, Puskas, Stanley Matews e mais um monte de geniais jogadores não ganharam Copa do Mundo e outros menos afortunados, sequer disputaram um mundial.


*caricatura do lucio: bruno venâncio



7 comentários:

Anônimo disse...

Não é exagero não. Eles se entendem bem e quando um não correponde o outro cobre. E o Lucio é o jogador mais moderno da atualidade.

André

Anônimo disse...

Sou fã do Lúcio, junto com o Juan, um dos poucos que se salvaram do desastre de 2006. Um dos jogadores que mais evoluiu o seu futebol; possuidor de grande vigor físico e adaptação ao futebol moderno e corrido de hoje. E, mesmo longe de ser um craque, ocupa outros espaços do campo, como a linha de fundo (chega a dar os seus dribles e faz seus lançamentos pra área), e, é ótimo cabeceador também. Hoje, tem a confiança da grande maioria dos torcedores... um zagueiraço!
Ás vezes, confesso que me assusto, rs... acho que o Lúcio avança demais e deixa a zaga descoberta e isso pode complicar.

Antonio Siqueira disse...

A cobertura feita no buraco que ele eventualmente, deixaria em outros esquemas, é perfeitamente tapado nesse esquema do Dunga. Até o Michel Bastos volta como um relâmpago do apoio.

Anônimo disse...

Poxa, o Michel Bastos foi um monstro ontem! aliás, todos jogaram muito bem, só a chei o Luiz Fabiano um tanto apático.

André

Antonio Siqueira disse...

Michel Bastos não teve muito trabalho ainda, inclusive com Cristiano Ronaldo caindo por alí no jogo da última sexta-feira contra Portugal. O Lucio parou o Cristiano Ronaldo sem deixar nem fragmento de Cristiano Ronaldo para a cobertura dos companheiros de zaga.

Anônimo disse...

Michel Bastos fez uma boa partida ontem, mas ainda está devendo muito nessa copa, sua velocidade, é seu ponto forte mas comete muito erros de passe e cruzamento... quase fez o 4º gol numa bela jogada rápida, uma pena não finalizou.
Gilberto Silva foi impecável, ganhou todas e quase fez um golaço de fora da área. A participação de Ramires tbm, muito boa, deixou o meio campo mais leve, infelizmente perdeu a chance de enfrentar a Holanda ao receber o segundo cartão amarelo. Temo pela volta de Felipe Mello e que o Dunga o coloque pra marcar o Robben, seria uma opção suicida com garantia de cartão vermelho.
O Robben é perigoso e precisa ser inteligentemente bem marcado, acho que Michel Bastos e Gilberto Silva (juntos) fariam muito bem esta função. A Holanda é o adversário mais difícil do Brasil, não tenho dúvida.
Contra o Chile o Brasil jogou pro gasto, eu diria que foi eficiente... o suficiente pra passar de fase. Vai precisar de muito mais contra a Holanda. Os holandeses tem um time muito forte, também com jogadores diferenciados como Robben ,Sneijder, Van Persie e Kuyt. Em compensação nós temos a melhor e a mais completa defesa do mundo: Júlio César, Maicon, Juan e Lúcio. Acredito em mais uma vitória da nossa Seleção Brasileira!

Antonio Siqueira disse...

Vai precisar de muito mais sim, óbviamente. Mas não foi essa mesma seleção que passou por cima e sem o menos constrangimento por Argentina, Itália, Potugal...? E ainda por cima ganhou tudo que disputou? Será um jogão. As seleções que se classificarem nas quartas, nos grupos de Alemanha X Argentina e Brasil X Holanda, farão a grande Final. Eu aposto em Brasil X Alemanha outra vez. A Argentina não pasa pela Alemanha.

abs

Antonio

Postar um comentário

Diga-me algo