quinta-feira, 24 de junho de 2010

Notas africanas...

O Dunga Elegante.
Por Antonio Siqueira

"Quero pedir desculpas ao torcedor brasileiro pela forma como eu me comportei. O torcedor, que sempre apoiou, não tem nada a ver com problemas pessoais meus ou outras situações. O torcedor brasileiro não tem saber de algumas coisas, não tem de ouvir alguns desabafos meus. Por isso eu peço desculpas ao torcedor brasileiro". 
(Dunga, hoje à tarde, às 13 horas)


 
Com essas palavras, Dunga deveria encerrar a polêmica acerca da toda poderosa Rede Globo de Televisão Doutrinadora. Deveria. Mensagens de toda natureza sobre esse assunto fora de hora, pipocam na nossa caixa de entrada todo o dia. O brasileiro é um ótimo criador de lendas urbanas. A última que veio bater no meu e-mail prometia um efeito devastador, se não fosse um tanto quanto absurda. Ela trata de um eventual diálogo entre Dunga e Fátima Bernardes, quando esta apareceu na concentração para fazer uma matéria exclusiva.

Transcrevo, aqui, parte do e-mail:  "Indagada pelo chefe de segurança do que se tratava, a dominadora esposa do chefão William Bonner sentenciou:  'Estamos aqui para fazer uma REPORTAGEM EXCLUSIVA para a TV Globo, com o treinador e alguns jogadores...'”
Comunicado do fato, o técnico Dunga, PESSOALMENTE dirigiu-se ao portão e após ouvir da sra. Fátima o mesmo blá-blá-blá, foi incisivo, curto e grosso, como convém a uma pessoa da sua formação.
“Me desculpe, minha senhora, mas aqui não tem essa de “REPORTAGEM EXCLUSIVA” para a rede Globo. Ou a gente fala pra todas as emissoras de TV ou não fala pra nenhuma...”
Brilhante! Pela vez primeira em mais de 40 anos, um brasileiro peitava publicamente a Vênus Platinada !
“Mas... prosseguiu dona Fátima - esse acordo foi feito ontem entre o Renato ( Maurício Prado, chefe de redação de Esportes de O Globo ) e o Presidente Ricardo Teixeira. Tenho autorização para realizar a matéria”.
“Não tem autorização nem meia autorização, aqui nesse espaço eu é que resolvo o que é melhor para a minha equipe. E com licença que eu tenho mais o que fazer. E pode mandar dizer pro Ricardo (Teixeira) que se ele quer insistir com isso, eu entrego o cargo agora mesmo!”
O treinador então virou as costas para a suprassumo do pedantismo e saiu sem ao menos se despedir.
Dunga pode até perder a classificação, a Copa , seu time pode até tomar uma goleada, mas sua atitude passa à história como um exemplo de coragem e independência.


Bem que eu queria ter visto uma cena dessas.


*** 

E a Itália... Ciao amore! 

E a Itália?! Pobre Itália. Foi angustiante ver os Azurras naquele estado que beirava o choque. Essa geração perdeu os maestros Toti, Del Piero e Pirlo. É bastante compreensível. A história italiana em Copas é dramática, apesar dos triúnfos e dos bons retrospectos. A torcida italiana lembra muito a torcida brasileira, em especial a do Botafogo. A Itália é acostumada a esses climas de catástrofe desde os dois primeiros títulos. O que Mussolini faria se os jogadores de 1934 e 1938 não vencessem essas respectivas Copas do Mundo? Não gosto nem de pensar. Mas a seleção italiana tem essa herança maldita do fascismo. O que terá traumatizado o botafoguense moderno? A morte de Getúlio Vargas? Se Lula fosse botafoguense eu até entenderia e acreditaria que Lenin era mesmo cearense.

*** 

Hermanos luxuosos 

         A Argentina vem como rolo compressor da moda. Passou por todo mundo sem fazer força e Messi é mesmo um gênio. Ainda estamos terminando a traumática primeira fase.  As oitavas são sempre tensas e trazem uma ou outra surpresa desagradável. Compararam Maradona, fisicamente, a Jorge Aragão.

        Sinceramente, quando leio uma notícia dessas, me acho, cada vez mais, normal. Ele me lembrou muito o Lazzaroni, que urubaqueou o Dunga e mais um monte de pernas-de-pau que surgiram na década de 90 e deu aquele jogo de bandeja para ele mesmo, o próprio, o já cheradón Dieguito. A Argentina não segurou a onda tática alemã na final daquele ano. Década negra, essa! O Dunga, pelo menos, é mais protegido. Mas teve gente naquele grupo, que não encontrou mais o rumo e não foram poucos. Pouparei-o prezador leitor, dessa lista. Não vale a pena.                   

*** 

Portugal perigoso 

        Por mais que o retrospecto entre as duas seleções seja amplamente favorável à seleção do Brasil, é bom lembrar que a seleção de Portugal tem jogadores de qualidade ( e uma defesa péssima) . Tem um dos maiores craques do mundo e deixa aquele gostinho de 1966. Se bem que em 1966, Portugal tinha um time formidável. A base era a maior geração do Time do Benfica e eles tinham o seu Cristiano Ronaldo, o goleador Eusébio. Arrisco um palpite; 2XO para o Brasil com dois gols de Robinho.

***

* Às vezes acho que o Obina e o E'tto são a mesma pessoa.

4 comentários:

Magda Camila disse...

Atividade furadézima essa de tecnico de seleção brasileira. Credo!

Anônimo disse...

O Obina é melhor que o Etto, sim.

Anônimo disse...

Queria deixar esse comentário antes, mas vamos lá. O pronunciamento do Dunga foi perfeito e o Obina não é melhor nem que o Marcelão das peladas da Rua Jussara.

André

Anônimo disse...

Mais uma coisa: Obina e E'tto são dois fiascos, cada um ao seu modo.

André

Postar um comentário

Diga-me algo