domingo, 16 de maio de 2010

Oitentomania


A New Wave Rock dos anos 80,
 retratada em livro
  Por Antonio Siqueira



No balanço das horas, tudo pode mudar, já diziam Marty McFly e a banda Metrô.
E é assim que essa história, inspirada em fatos reais, acontece. De tanto desejar viver na década perdida, Luisa consegue se transportar para os
anos 80.

Seria mais uma do De Lorean? Seria uma viagem ilícita? Ou simplesmente uma potente ferramenta do mundo virtual, conhecida como Dreams Realizator?

Entre transformações políticas, amores juvenis, o despertar do rock nacional e muito gel com glitter new wave, essa viagem no tempo é, mais que tudo, uma viagem de descobertas.

Em meio a essas revelações, Luisa reafirma seu amor pela cultura pop oitentista, desvenda os motivos pelos quais cantores meia-língua que faziam músicas sobre ursinhos de pelúcia causavam furor na mulherada, concluiu que as chacretes eram as pinups brasileiras e que o melhor lugar para alguns ídolos é realmente no pôster do armário que ficou na adolescência.

Pena que não havia celular pra registrar tudo isso. Ou um plano de minutos que transpusesse a relação espaço-tempo. De volta pra casa, nossa heroína percebe que essa é a única década que já dura 20 anos*.

E hoje vivemos tentando melhorar tudo o que aconteceu, mas com muito menos maquiagem e sem calças semi-bag.

E, para garantir um toque de realidade em meio à viagem maluca de Luísa, algumas "testemunhas" da década (que dizem) perdida dão seus depoimentos sobre a cultura pop oitentista como Evandro Mesquita (Blitz), Clemente (Inocentes, Plebe Rude), Dé Palmeira (ex-Barão Vermelho), Luciano Nassyn (ex-Trem da Alegria), Guilherme Isnard (banda Zero), entre outros.

O livro 80 Maníaca está disponível no site. Diversão e arte garantidas ou o seu mau humor de volta.


2 comentários:

Celso Lins disse...

Essa decada foi muito legal. Apesar de eu ser bem novinho, lembro bem do alvoroço.

Tania disse...

Ai que saudade que dá!!
Realmente os anos 80 insistem em não terminar...saíamos de uma época em que nada podia....e quanta mudança! habitos, costumes, tradições! Quem teve o prazer de curtir cada uma das novas musicas de todas as bandas, grupos e afins que surgiram hj tem saudade.
Temos muita produção boa atualmente, mas parece que sempre se faz um pouco melhor o mesmo...lá...nos anos 80 se fazia diferente tudo...com sarcasmo, seriedade...
AI QUE SAUDADE!!!!
(ta certo que tem muita coisa bizarra também....rsrsrsr)

Postar um comentário

Diga-me algo