segunda-feira, 10 de maio de 2010

Bono Vox faz 50 anos...

O trovão irlandês faz 
"bodas de ouro"
  Por Antonio Siqueira



Quem tem mais de 30 anos, conhece bem o U2 e a voz do mais novo cinquentão, Bono Vox. O cantor irlandês, líder da banda U2 e ativista dos direitos humanos, é considerado uma das personalidades mais influentes do século. Em 2005, por suas atitudes humanistas, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Bono roda mundo, seja na África, na Ásia, onde houver caos humanitário, sempre espera-se uma manifestação do mesmo. É fato o seu vigor e dedicação a estas causas. E ao que tudo indica, com êxitos até inesperados, como foi um concerto beneficiente em Johanesburgo.

Mistura de Elvis Presley, James Dean e Roy Orbinson, Bono Vox deu ao U2 uma saudável ausência de unidade sonora, o que permitiu uma discografia bailante, entre a rebeldia irlandesa, as baladas londrinas e até o techno pop europeu. Entre o primeiro disco, ‘Boy’ (de 1980) e o ‘No Line on the Horizon’ (do ano passado), muitas influências e multiplicidades sonoras marcaram a banda.

A banda U2 surgiu em 1976, já vendeu quase 150 milhões de discos no mundo todo e ganhou 22 prêmios no Grammy. Causou um dos maiores engarrafamentos que se tem registros na cidade do Rio de Janeiro por conta de sua primeira turnê no tumultuado show no Autódromo de Jacarépagua (um equívoco lamentável da prefeitura da cidade, promovendo o show num beco sem saída) e enlouqueceu São Paulo em 2005.


O U2 faz um sucesso quase que ininterrupto há 33 anos, é dos poucos grupos de rock que merecem o status de Mega Banda e, certamente, incluirá o Brasil na grande turnê que promoveu recentemente. O ultimo lançamento, apesar de muito techno, foi bem recebido perla crítica. Fãs do mundo inteiro celebram, nesta segunda-feira, os 50 anos de vida de Bono Vox. Parabéns ao nosso querido Irish Voice.




5 comentários:

Celso disse...

Com certeza celebraremos! Minha guitarra já tá com micro afinação para minha celebração pessoal, meu caro Antony Smith! Bem lembrado!!!! Só falta o JB.

Unknown disse...

Que artigo maravilhoso dessa banda revolucionária.. Que quebrou todos os tabus com suas músicas !! Viva U2...Foi uma forma linda que embalou todos os corações.. em busca da verdade,contra racismo,ditadura e como podemos dizer sua música virou hino para jovens em busca de igualdade !!Deixando muitos líderes políticos de mãos atadas !!! é isso aí temos que celebrar essa bodas de ouro de puro sucesso e tb de grito de liberdade !!!
Valeu Antonio por mais uma vez colocar esa banda maravilhosa U2 !!!

baroni disse...

Show de bola, Antony!!!!!

Anônimo disse...

Ele é maravilhoso!

Celso disse...

O show do Rio, 1998 foi confuso, mas consegui chegar...no meio do show.

Postar um comentário

Diga-me algo