terça-feira, 27 de abril de 2010

Viradão Carioca: uma grande sacada!

O Rio abraça a arte

Por Antonio Siqueira


Onde quer que houvesse um show do Viradão Carioca nos último três dias - de sexta-feira (23) com Dona Ivone Lara, até este domingo (25), com Diogo Nogueira - o sentimento foi o mesmo: o evento foi um sucesso. A distribuição dos artistas, as apresentações em áreas carentes - geralmente sem acesso a eventos deste tipo - a pontualidade, a qualidade do som... Tudo foi motivo para elogios.


Apresentações de grupos de teatro, artistas de rua em todas as praças e passeios públicos da cidade. Nem parecia o mesmo Rio de Janeiro arrasado há 20 dias pelas enchentes provocadas pelas chuvas. Muito samba no Centro da Cidade, muita Bossa Nova e MPB na Zona Sul e
muito Rock’n Roll da Barra da Tijuca a Campo Grande; a agenda musical era repleta de ilustres.

*********************************************************************************

Como diversos outros shows do Viradão Carioca, a apresentação do sambista Nei Lopes começou pontualmente às 19h deste domingo (25) no Leme, Zona Sul do Rio. E, como os demais shows, também foi um sucesso. A platéia sambou, se divertiu com as histórias contadas por Nei e cantou junto os diversos partidos altos. Com o sucesso “Tempo que Dondon”, Nei lembrou que sua música já participou da trilha de duas novelas, sempre nos núcleos mais pobres. Ele começou e terminou sua apresentação com “E eu não fui convidado”, citou várias vezes seu parceiro Wilson Moreira, além de Arlindo Cruz e fez um pout-pourri com canções de Ary Barroso.

**********************************************************************************
.
Na Barra da Tijuca, além das apresentações de bandas de rock na areia da Praia do Pepê e de de excelentes grupos de teatro no Quebra Mar, o público contou com um imenso lual com Dj’s de varias partes do Brasil. Foram 54 horas de musica sem parar. Em Campo Grande, shows de musica e apresentações de artistas de varias partes da região. A literatura ganhou maior espaço este ano e escritores locais ou deram palestras, ou executaram imensos sarais poéticos. No marco zero, Rock e MPB.

**********************************************************************************


Milton Nascimento dispensa apresentação. Ele atraiu os fãs mais emocionados do Viradão Carioca. Tanto é que ao sair do palco da Praça XV, na noite deste domingo (25), após um show impecável, o público chegou a chiar. Mas nada que atrapalhasse o evento. Pelo contrário. Só demonstrou o quanto os fãs são tietes do cantor. E tiete é emoção, nunca razão. Milton parece ser eterno no coração do público carioca, o “Clube da Esquina” teve parte de sua base inicial aqui e o público ainda se emociona diante de tamanha grandeza harmônica e musical.

************************************************************************************


Diogo Nogueira encerrou com muito samba o Viradão Carioca 2010, na Praça XV, no centro do Rio, neste domingo (25) à noite. O público de 5.000 pessoas que lotou o endereço não arredou o pé após o show de Milton Nascimento e vibrou muito com o show do filho de João Nogueira.


***********************************************************************************



No palco, Diogo agradeceu o convite para participar da maratona cultural do Rio, que está em sua segunda edição. A iniciativa dos paulistanos pegou na cidade do Rio. Isso é de importância vital para a cultura brasileira. Panis ET’ circenses, mas com muita qualidade e bom gosto.


 ***




.






0 comentários:

Postar um comentário

Diga-me algo