sexta-feira, 5 de março de 2010

Preconceito?

O mundo obscuro do Rock gaúcho
Por Antonio Siqueira








Por algum motivo bobo, talvez por preconceito, como já ouvi falar, ou talvez por algum outro motivo, o Rio Grande do Sul é um estado que aglomera muitas bandas boas e diferentes que ainda não explodiram para o resto do Brasil.

Perguntem ao pessoal do sudeste brasileiro pra cima que bandas gaúchas eles conhecem. Certamente não serão muitas. Engenheiros do Havaí, e quem sabe seja só. Ah, não, tem uma bandinha, bem ruinzinha até, que estourou com uma música chamada Melissa há algum tempo atrás, a Bidê ou Balde, mas do mesmo modo que surgiu do nada, evaporou do nada. E quem fizer um esforço na memória vai lembrar do Nenhum de Nós, que fez um grande sucesso nos anos oitenta com alguns sucessos como “Camila, Camila” e “Astronauta de Mármore”. E do TNT.

Agora já dificultando um pouco, vocês conhecem a Acústicos e Valvulados? Ultramen? Comunidade Nin-Jitsu? Essas já são bem mais difíceis. Talvez algumas pessoas conheçam apenas os integrantes de algumas dessas bandas por participarem do Rockgol da MTV, porém, até onde sei, suas músicas são poucos executadas no eixo pra cima.

Graforréia Xilarmônica, Cidadão Quem, Cowboys Espirituais, Chimarruts, Armandinho (que não é o do trio elétrico). Mais difícil ainda.

E agora você me pergunta: “onde estás querendo chegar dizendo esse monte de nomes de bandas?”.

Eu estou querendo falar sobre as bandas gaúchas, que são maravilhosas e pouca gente fora do sul conhece.

E vou fazer alguns comentários sobre algumas.

Pra começo de conversa, Nenhum de Nós continua na ativa, e está muito bem, obrigado. Tem, principalmente aqui no Rio de Janeiro, uma carreira super consolidada, já passou da marca dos mil shows e ganhou disco de ouro por seu mais recente trabalho, “Acústico e Ao-Vivo 2”.

Cachorro Grande é uma maravilhosa banda que há pouco tempo está buscando êxito no eixo Rio-SP. Tem um som inspirado nos anos 60, principalmente na primeira fase dos Beatles. E vale a pena ouvi-la. É muito divertido. Tem aquela irreverência tradicional das bandas gaúchas.

Reação em Cadeia é uma banda que faz um estilo meio CPM22 gaúcho, misturando o peso e o amor. Só que as canções da Reação são mais lentas e melancólicas, enquanto as do CPM tem mais uma “áurea punk”. E pelo que se vê, a banda não pretende tentar carreira no sudeste, visto que já estão gravando um CD dedicado aos países de língua espanhola.

Tequila Baby é considerada por Marky Ramone a melhor banda inspirada nos Ramones do Brasil (sim, é o Tequila, ele gosta de Raimundos, mas prefere Tequila). Tanto que ele já produziu alguns de seus discos e fez um show com eles. Aqui no sul, é claro. Assim como a banda anterior, eles tem as suas músicas exaustivamente tocando nas rádios.

Papas da Língua, que por sinal, é minha banda gaúcha preferida, é uma banda com mais de 10 anos de carreira, que foram comemorados no ano passado, com quatro shows acústicos em grande estilo, e que viraram CD e DVD. E eu tive a oportunidade de acompanhar um desses shows e lhes digo que deixa muitos acústicos da MTV no chinelo. Uma super produção, com um maravilhoso cenário e arranjos muito bem refeitos para as canções antigas. Com certeza é muito melhor do que bandas que estão tocando adoidado pelo Brasil afora?

E podem ter certeza de que existem muitas outras bandas que por esquecimento mesmo nesse instante, não escrevi aqui. Convido-lhes a conhecer as bandas citadas. E nem mencionei o lendário "Bixo da Sêda", uma das melhores bandas de Progressive Rock que surgiram em terras tupiniquins.

Agora, fica a dúvida: porque não faz sucesso pro resto do país? Eu não sei.

Prefiro não acreditar que seja por preconceito.

Mas eu não sei qual é a resposta.


BIXO DA SEDA - BIXO DA SEDA




1 comentários:

Anônimo disse...

O Rock Gaucho é um dos melhores do país. Realmente, o que a grande mídia faz é ridículo. Fazer o que se as Organizações Globo mandam em tudo no Brasil?

Luana BH

Postar um comentário

Diga-me algo